quinta, 18 de abril de 2024
Geral
24/06/2019 | 09:43

Quase 700 alunos da Rede Municipal de Ensino participam de Programa de Iniciação Profissional

O Programa de Iniciação Profissional da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí conta com quase 700 alunos participantes. As aulas acontecem duas vezes por semana no contraturno escolar. Oferecido para alunos dos 7º e 8º anos da Rede Municipal de Ensino, o programa é realizado na sede do Senai no bairro Barra do Rio.

“Esse programa propicia às nossas crianças um contato inicial com o mundo do trabalho, com foco especial na tecnologia, em áreas da eletrônica, elétrica, de automação, robótica. E isso ajuda os alunos a despertarem os seus dons e aptidões e até se direcionarem profissionalmente no futuro”, declara o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Filipe Gustavo Rodrigues alunoda Escola Básica Alvelino Werner, teve a primeira aula de pneumática nesta quarta-feira (19). A matéria é um ramo da física que estuda o uso do gás ou ar pressurizado.

“Nós vazamos o ar para amassar as latinhas e podemos até fazer isso com peças maiores. Esse programa é muito bacana, porque no final a gente sairá com um certificado que, com certeza, nos dará mais visibilidade na hora de conseguir um emprego”, comenta.

Já Ana Maria de Aviz, aluna da Escola Básica de Campo Maria do Carmo Vieira, tem aulas de mecânica básica. E para quem tem preconceito, ela dá um recado: “Eu estou aqui para provar de que é possível mulher atuar nesta área também. Aliás, a mulher tem espaço onde ela quiser, basta se capacitar e mãos à obra”.
O Programa de Iniciação Profissional iniciou em setembro do ano passado e foi desenvolvido, especialmente, para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Itajaí. Hoje, 680 alunos estão divididos em 30 turmas nos períodos matutino e vespertino. O curso tem duração total de 220 horas e entre as disciplinas.

“Foi um investimento que o governo municipal resolveu fazer para os seus estudantes. A gente acredita que o conhecimento é a arma mais poderosa do mundo, capaz de combater as mais variadas formas de violência e até o uso de drogas. Então, proporcionando isso aos nossos alunos, estamos ofertando a oportunidade de um futuro melhor para eles e suas famílias”, afirma a secretária municipal de educação, Elisete Furtado Cardoso.

“Essas aulas abrem as nossas mentes. Deixam a gente mais curiosos e ousados para criar, empreender. Com certeza, uma excelente oportunidade que levarei pelo resto da minha vida”, agradece o estudante Ronaldo Ernandi da Silva Júnior, da Escola Básica João Duarte.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS