terça, 25 de junho de 2019
12/06/2019 - 18:27

Base da Guarda Municipal é inaugurada em Itajaí

Oficiais também receberam certificados em legislação de trânsito

A Guardas Municipal de Itajaí já é uma realidade. A Secretaria Municipal de Segurança realizou nesta quarta-feira (12) a cerimônia de inauguração da base da Guarda Municipal. A solenidade que contou com a presença de autoridades do município integra a programação do aniversário de Itajaí - 159 anos: de frente para o futuro.

A base operacional da guarda é munida de um sistema de monitoramento composto por televisores de última geração, despachantes de rádio para a comunicação e computadores equipados com o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), sistema utilizado pela Polícia Civil para investigações e o Detrannet, portal de serviços do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Santa Catarina (Detran).

O espaço também possui sala de coordenação e de situação para reuniões em conjunto com os diversos órgãos que integram a segurança pública no município e dormitórios para ocasiões em que haja necessidade do trabalho acima da carga horária e situações de calamidade pública.

O Prefeito Volnei Morastoni esteve presente e entregou os diplomas aos agentes e professores do curso. ?A guarda vem como um presente este ano pelo aniversário da cidade. Ela se integrará às demais instituições de segurança como suporte ao lado da comunidade?, ressaltou o prefeito.

No evento também se realizou a formatura do treinamento dos 79 agentes no curso de legislação de trânsito. Com esta qualificação, os oficiais também estarão aptos a atuar neste setor. Além do curso, o grupo passou por um período de adaptação para identificar todas as regiões e os pontos de periculosidade no município. ?Todas as fases do treinamento desta equipe refletirá no seu desempenho nas ruas, este foi o último estágio para o início da jornada como mantenedores da ordem e do bem estar da população? destacou o coordenador da guarda Clayton Marafioti.

 Para os guardas municipais iniciarem efetivamente o trabalho nas ruas, a Secretaria de Segurança está em processo de autorização da Polícia Federal para o porte de armas de fogo.

A formação da guarda municipal
O projeto da formação da guarda municipal foi apresentado pela primeira vez durante a discussão do Plano Municipal de Segurança no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), em fevereiro de 2017. O concurso teve seu edital oficializado em setembro daquele ano e ao final do período de inscrições, havia 17 mil candidatos interessados e mais de 11 mil participaram da primeira etapa de seleção.

O processo de seleção foi dividido em três etapas eliminatórias: prova objetiva, teste de aptidão física e avaliação psicológica. Foram aprovados 64 homens e 15 mulheres em todas as etapas da formação.

Em junho de 2018, iniciou-se a etapa de investigação social e curso de formação profissional na Acadepol. A grade do curso teve cinco módulos, com disciplinas voltadas à cidadania e técnicas de operações policiais e com uma carga horária total de 850h.

Neste ano, após a conclusão do curso, os guardas municipais passaram por estágios nos órgãos de segurança municipais. Durante o complemento da formação os agentes aprenderam sobre registro de boletins de ocorrências e participaram de ações operacionais, entre outras questões da rotina.

Segunda, 24 de junho de 2019
Porto Belo terá Festa da Tainha
Quarta, 19 de junho de 2019
PM cumpre mandado de prisão em Itapema
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros