segunda, 24 de junho de 2019
12/06/2019 - 15:50

Projeto interdisciplinar desenvolve práticas socioeducativas em Itajaí

Grupo atua, semanalmente, no Parque Dom Bosco e no Lar Fabiano de Cristo

Acadêmicos e professores dos cursos de Enfermagem, Letras, Pedagogia, Nutrição, e Educação Física, e do Mestrado em Gestão de Políticas Públicas, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), fomentam, semanalmente, atividades em que utilizam a leitura do literário, o cuidado com o corpo e o contato com a natureza, numa visão ecoformativa para "humanescer" as crianças e adolescentes envolvidos. As práticas do projeto interdisciplinar ocorrem todas as sextas-feiras, no Parque Dom Bosco e no Lar Fabiano de Cristo, em Itajaí.

Nesta sexta-feira, dia 14 de junho, às 9h, a oficina do projeto de extensão "Mãos de Vida: uma escola criativa para humanescer na cidadania", em parceria com o projeto Contarte e o Observatório Social de Itajaí, será no Parque Dom Bosco, reunindo crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Haverá a leitura do conto "A infinita fiandeira", de Mia Couto, e de poemas sobre mandalas, tema central do encontro. Em seguida, ao som do berimbau, os alunos formarão uma mandala viva.

As oficinas semanais sempre contemplam a leitura de textos literários com o objetivo de apresentar questões existenciais e promover o debate na roda de conversa. Ao final, realiza-se uma atividade corporal relacionada ao tema. A proposta nasceu a partir da história do trabalho do "Mãos de Vida", que surgiu em 2011, envolvia cursos das áreas de saúde e humanas. Agora, a iniciativa reconfigura-se, a partir de modelos que apresentaram impactos significativos, de trabalhos desenvolvidos no campo da saúde e educação, junto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

O projeto interdisciplinar atua com foco na visão da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC), em que a professora Maria Glória Dittrich, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Univali, é membro fundadora. A rede conta com mais de vinte universidades e está estabelecida na Universidade de Barcelona, na Espanha.

Sobre o Contarte

 

O projeto, coordenado pela professora Cleide J. M. Pareja, trabalha na formação de leitores, por meio de atividades lúdicas, como contações de histórias e outras performances, com envolvimento de acadêmicos dos cursos de Licenciatura da Univali. As atividades desenvolvem-se em escolas, espaços culturais e outras instituições de Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha e São João do Itaperiú (SC).

Segunda, 24 de junho de 2019
Porto Belo terá Festa da Tainha
Quarta, 19 de junho de 2019
PM cumpre mandado de prisão em Itapema
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros