sexta, 19 de abril de 2024
Geral
11/06/2019 | 09:30

Projeto de Jornalismo permite passeio virtual a lugares da região

Conhecer um espaço, ver as mudanças que um lugar sofreu e reviver ambientes que há tempos ficaram guardamos na memória, sem estar fisicamente neles.  O projeto Patrimônio 360º, novo conteúdo produzido pelo projeto de extensão Proa Media Lab, do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), permite tudo isso. Trata-se de um site dentro da página do Jornal Cobaia, que disponibiliza passeios virtuais a lugares da região.

O projeto contempla espaços como o Morro do Macaco, em Bombinhas, o Parque das Esculturas, em Brusque, e a Igrejinha da Barra, em Balneário Camboriú. O Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, e o "Gigantão das Avenidas" - Estádio Dr. Hercílio Luz, do Clube Náutico Marcílio Dias, em Itajaí, também constam no site.

 

Os lugares foram fotografados com uma câmera que registra a paisagem em 360º, o que proporciona uma visão completa de cada um dos espaços e um passeio por diversos pontos dos locais escolhidos. Os conteúdos gerados, disponíveis em jornalcobaia.com.br/patrimonio360, servem de material para a preservação e valorização da memória desses espaços, além de funcionarem como conteúdo a serviço da educação e do turismo local.

Ao usuário que visualizar o passeio no computador ou notebook, é possível navegar pelos espaços por meio do mouse. Já no smartphone, pode-se usar o touch da tela para direcionar a visão, ou abrir a plataforma em uma nova janela e usar o sensor de movimento do aparelho para navegar. Para ambos os casos, há ainda a possibilidade de utilizar óculos de realidade virtual, para uma experiência ainda mais imersiva.

Os registros das paisagens e lugares foram produzidos como parte de uma atividade da disciplina de Jornalismo Multimídia, do oitavo período do curso de Jornalismo da Univali, buscando unir o ensino e a extensão. O professor responsável pela disciplina, Vinicius Batista, explica que o uso da tecnologia de interface entre um usuário e um sistema operacional para conteúdos jornalísticos é apontado como tendência na área. Por isso, ele considera importante que o acadêmico tenha uma experiência com essa tecnologia ainda na Universidade.  

Sobre o Proa Media Lab

O Proa Media Lab é um espaço que busca pesquisar e aplicar conceitos e ferramentas de inovação para o jornalismo. O projeto foi responsável pela estruturação do site do Jornal Cobaia, produziu uma ferramenta interativa durante as eleições de 2018 e, no início deste ano, lançou o projeto Volver, uma conta no Instagram para produção de conteúdo que aproveite a linguagem própria da rede social para divulgação de histórias e informações relevantes.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS