segunda, 24 de junho de 2019
10/06/2019 - 16:31

NUTIC LEVA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE E-LIXO PARA A HERCÍLIO LUZ

Na semana passada foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e como já é tradição na agenda de ações do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NuTIC), no sábado, 8 de junho, foi realizado o ?Dia D de conscientização sobre o Lixo Eletrônico?, na rua Hercílio Luz, das 9 às 12 horas.

Os nucleados expuseram computadores, máquinas fotográficas, laptops, filmadoras, componentes eletrônicos, celulares que ficaram obsoletos com o passar dos anos se tornando ?e-lixo?. ?Menos de 10% dos eletrônicos recebem o destino correto no Brasil. Nos EUA e na Europa a reciclagem ou a reutilização dos equipamentos chega a 45%?, por isso é tão importante abordar o assunto?, afirma o coordenador do NuTIC, João Olindo dos Santos Junior.

O grupo também alertou sobre os problemas causados à saúde. Eletrônicos quando descartados em lixões podem liberar substâncias tóxicas na água, no solo e no ar. Podendo desencadear problemas respiratórios e danos ao sistema nervoso, a partir da contaminação do organismo com mercúrio, chumbo e cádmio presentes nos eletrônicos.

A exposição chamou atenção de muitas pessoas e ao longo da manhã a movimentação foi constante. Karen Stefany Rodrigues da Silva, 15 anos, que estava acompanhada da mãe, Josiane da Silva Souza, desconhecia muitos dos itens expostos, fato que evidencia a rápida transformação dos produtos e por sua vez, a necessidade da reciclagem. ?Nunca tinha visto um computador assim e nem uma filmadora. Também não sabia dos problemas que esse tipo de lixo causa?, comentou.

Já Josiane se disse surpresa com o fato de que a reciclagem deste tipo de produto é fonte de renda para outras pessoas. Ela desconhecia o trabalho desenvolvido pela Cooperativa de Reciclagem do Vale do Itajaí (Reciclavale), que coleta, separa e comercializa lixo eletrônico e foi parceira do evento. (Saiba mais)

A ação contou também com parceria da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), que disponibilizou mudas de árvores frutíferas e nativas para que o público pudesse levar para casa e fazer o plantio. Incentivando o contato e o cuidado com a natureza, pois onde há verde, há vida.

Segunda, 24 de junho de 2019
Porto Belo terá Festa da Tainha
Quarta, 19 de junho de 2019
PM cumpre mandado de prisão em Itapema
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros