segunda, 16 de setembro de 2019
07/06/2019 - 13:51

Profissionais vão ensinar prática de shantala nas unidades de saúde de Itajaí

Servidores concluíram curso de massagem em bebês nesta quinta-feira (6)

Vinte e cinco profissionais serão multiplicadores da técnica da shantala nas unidades de saúde do município e no Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Itajaí (CEPICS). O grupo concluiu nesta quinta-feira (6) uma capacitação sobre a técnica indiana de massagem em bebês oferecida gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde. Uma aula prática no CEI Professora Rosana Aparecida De Souza, no bairro São João, encerrou o curso.

A shantala é uma massagem milenar que as mães indianas fazem em seus bebês para ampliar os momentos de contato e o vínculo com o filho. A técnica faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICs), do Ministério da Saúde, e pode ser aplicada em bebês a partir do primeiro mês de vida.

Feita geralmente com óleos vegetais e movimentos suaves, esta terapia ajuda a acalmar o bebê, eliminar gases, reduzir cólicas e deixar o sono mais tranquilo. Também estão entre os benefícios da massagem o aumento do sistema imunológico e o desenvolvimento psicomotor.

?A shantala é uma arte de dar amor, ela aumenta o vínculo da criança com os pais, garante proteção e segurança para o bebê, devolve a memória do útero materno, entre outros benefícios. A massagem é simples, mas intensa no sentido de dar amor para a criança?, explica a fisioterapeuta Vanessa Cristina Sposito, que ministrou o curso.

No CEI Professora Rosana Aparecida de Souza, os profissionais aplicaram a massagem em duas turmas, com crianças de oito meses até dois anos. Mesmo sem conhecer os servidores, os bebês relaxaram com a massagem e protagonizaram cenas de carinho mútuo.

Multiplicar conhecimentos

Os participantes do curso agora vão multiplicar os conhecimentos com os colegas da rede municipal de saúde e para mães e gestantes de suas unidades de saúde. Nesta quinta-feira (6), eles receberam um certificado de conclusão da capacitação em shantala e assinaram um termo de compromisso.

?As práticas integrativas e complementares em saúde são importantes recursos terapêuticos que podem ser aplicados pelos profissionais na puericultura. Os servidores que concluíram o curso agora têm a missão de difundir a técnica e seus benefícios em suas comunidades?, comenta a responsável pela Saúde da Criança em Itajaí, Daniela Silva.

A enfermeira Niusa Lucas, que participou do curso, já começou a divulgar a técnica na Unidade de Saúde da Murta, onde atua. Ela explica que tem 39 gestantes e 229 crianças menores de dois anos em sua área e a shantala vai possibilitar uma maior aproximação das mães com os filhos.

?Fiz uma prática em um grupo de gestantes e foi bem legal. Adorei o curso para multiplicar com as mães e também para conhecimento?, relata.

Além do curso de shantala, a Secretaria Municipal de Saúde também vai oferecer para os profissionais de saúde, nos próximos meses, os cursos gratuitos em Auriculoterapia, Aromoterapia e Florais de Bach. A intenção é que as práticas integrativas sejam cada vez mais utilizadas nas unidades de saúde como opção de recurso terapêutico.

Segunda, 16 de setembro de 2019
Casa pega fogo em Garuva
Segunda, 16 de setembro de 2019
IGP-10 tem inflação de 0,29% em setembro
Sexta, 13 de setembro de 2019
Porto Belo lança Sala do Empreendedor
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros