quinta, 28 de março de 2024
Geral
Fotos: Prefeitura de Itajaí
05/06/2019 | 14:46

Abastecimento de água em recuperação em Itajaí e Navegantes

Na madrugada desta quarta-feira (05/06) foi identificado um vazamento em uma das adutoras de água tratada, de 800 mm, que sai da ETA São Roque. Estão sendo realizadas constantes manobras para avaliar o problema, por isso, o sistema passou a operar apenas com duas adutoras de 500 mm, que saem dos reservatórios R1 e R2.
 
A situação se agravou devido ao rompimento de outra adutora, no dia anterior, no bairro Cordeiros. Aliado a isso, o sistema sofreu grande impacto. O vazamento identificado na adutora de 800 mm ocorreu supostamente por uma sobrepressão decorrente da paralisação do sistema, após o episódio de ontem. Em função desse vazamento, a estação de tratamento foi paralisada para despressurizar a rede e viabilizar a avaliação do vazamento.
 
A parte do sistema que está operando não tem capacidade de abastecer totalmente os municípios de Itajaí e Navegantes. Ao atuar na solução do problema, ainda foi identificada uma avaria no registro de saída do R3, que alimenta a adutora de 800 mm, sendo necessária uma intervenção mais ampla, com uma grande equipe técnica mobilizada.
 
Situação Atual (05/06 - 13h05)
· Estação de Tratamento de Água de Arapongas está produzindo normalmente.
· Itaipava e Ressacada estão sendo abastecidas pela ETA Arapongas.
· São Vicente e Cordeiros têm água, mas com pressão baixa. 
· Navegantes está com o abastecimento reduzido em cerca de 30%.
· Centro, Dom Bosco, São Judas, São João, Vila Operária e Cidade Nova estão com pressão mínima de abastecimento.
· Reservatórios de Cabeçudas, Praia Brava e Morro da Cruz estão vazios.
· Bairros Fazenda, Cabeçudas e Praia Brava estão totalmente desabastecidos.
 
Nas condições atuais, o SEMASA está produzindo água. No entanto, com a distribuição prejudicada, os bairros receberão água com baixa pressão e nesse cenário as bombas de pressurização não conseguem dar suporte ao sistema. A adutora de grande porte danificada já está sendo reativada, mas não será suficiente para retomar a capacidade dos reservatórios que abastecem os bairros mais críticos, que neste momento são Fazenda, Cabeçudas e Praia Brava. 
 
É necessário aguardar a estabilização do sistema, com baixo consumo, para restabelecer os reservatórios.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS