quinta, 28 de março de 2024
Geral
04/06/2019 | 16:53

Secretaria de Saúde de Camboriú conclama moradores para atualizarem o cartão SUS

A Secretaria de Saúde de Camboriú conclama os moradores para atualizarem os dados cadastrais do cartão SUS. Entre fevereiro e maio muitos pacientes perderam exames e consultas com especialistas porque não foram localizados. A maior dificuldade está na mudança dos números de telefone.

As alterações cadastrais podem ser feitas em qualquer Unidade de Saúde. Os servidores do setor de regulação da Secretaria realizam até quatro ligações para o paciente. Se não encontram, notificam a unidade e os agentes comunitários vão até a casa da pessoa. Mesmo assim, a Secretaria de Saúde acumula autorizações de exames não realizados porque o paciente não foi encontrado. 
 
“Estamos com muitas dificuldades. Os problemas vão desde telefones que não atendem até mudança de número e de cidade. Se o morador espera por um procedimento e teve algum tipo de mudança nos seus dados cadastrais, ele deve procurar uma Unidade de Saúde e fazer as alterações”, solicita a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.
 
Todo usuário que já possui cartão SUS deve informar qualquer tipo de alteração. “Os exames e consultas só serão marcados se nós conseguirmos falar com a pessoa. Tem casos que ligamos quatro vezes e ninguém atende. E muitos casos faz apenas um mês que o paciente solicitou, nós ligamos e não achamos a pessoa”, compartilha a coordenadora do setor de regulação, Suellen Tapada da Silva.
 
As equipes da Secretaria de Saúde ainda enfrentam outro problema. As pessoas que atendem a ligação e não vão retirar a guia de autorização no setor de regulação. Por lei, são dados três dias úteis aos pacientes para retirar a guia. Se isso não acontece, o próximo da lista deve ser chamado.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS