segunda, 24 de junho de 2019
04/06/2019 - 10:36

Troca de saberes e registro histórico marcaram Encontro de Benzedeiras em Balneário Piçarras

Evento contou com benzedeiras da cidade, que realizaram uma troca de conhecimentos entre si e com pesquisadores presentes

Na última semana o Centro Cultural Luiz Telles recebeu muita energia positiva com o evento intitulado "Chá das Benzedeiras". A ideia promoveu um registro histórico para a produção de um documentário sobre as experiências compartilhadas e a troca de saberes entre as benzedeiras e o público ouvinte.

O evento contou com a presença de acadêmicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil ouvindo os relatos das benzedeiras. "Foi um momento único, a cultura local ganhou muito com esse encontro, dando forma ao patrimônio imaterial, com o registro das benzedeiras. O ato é importantíssimo para mantermos essa prática", exaltou a Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Silvana Maria Rebello Pereira.

De acordo com o Diretor de Comunicação, Elinton Geremias, "estamos trabalhando agora na edição do material para disponibilizarmos a toda população. A ideia é de retratar curiosidades, histórias e como foram as primeiras experiências das benzedeiras. Tem muita emoção envolvida", comentando ainda que o material também poderá se tornar um livro "vamos inscrever em editais estaduais para financiar o projeto".

Benzimento

O benzimento é uma prática muito antiga, constituída como elemento da cultura popular Brasileira. "A palavra 'benzimento', significa o bendizer, dizer o bem, então é realmente cuidar do outro de uma forma popular, tratar do próximo com um saber popular e muita fé", explica a Naturóloga, Priscilla Cardoso.

Para Priscilla, o uso de plantas é comum entre benzedeiras. "Muitas benzedeiras fazem uso de plantas, que servem, segundo elas, tanto para proteção, quanto para limpeza espiritual. É muito importante haver a troca desse conhecimento empírico, envolvendo também o conhecimento científico, já comprovado sobre o uso das plantas como forma de ajudar na qualidade de vida da população", finalizou.

Segunda, 24 de junho de 2019
Porto Belo terá Festa da Tainha
Quarta, 19 de junho de 2019
PM cumpre mandado de prisão em Itapema
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros