terça, 25 de junho de 2019
04/06/2019 - 10:32

Hospital de Camboriú oferece cirurgias ortopédicas de joelho

O Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC) oferece, desde outubro do último ano, cirurgias ortopédicas no joelho ? menisco e ligamento cruzado anterior. Os procedimentos são feitos por videoartroscopia, que permite a visualização e reconstrução por meio de incisões, e acompanhados por médico anestesista. O Município já zerou a fila de espera.

As cirurgias são realizadas com moradores que têm queixas de instabilidade ou falseio no joelho, decorrentes de torção. ?O resultado é muito bom. Por ser um procedimento por vídeo, a recuperação é mais rápida?, declara o médico Celso Luiz Dellagiustina Filho, credenciado pela Secretaria de Saúde para operações de joelho.
 
Maurício Massonero, de 44 anos, esperava pela cirurgia há mais de dois anos. O morador de Itajaí trabalha numa mecânica e passou a sentir dores no joelho após levantar uma caixa muito pesada no trabalho. ?Eu não consigo correr, relaxar, trabalhar. Estou com várias limitações. Espero ficar melhor após o procedimento?, compartilhou antes de passar pela cirurgia.
 
Após a cirurgia de joelho, o paciente fica internado no HCC por 24 horas. Ele é direcionado para fisioterapia e retorna para avaliação no prazo de um mês. ?Indicamos que, nos primeiros dez dias, o paciente faça movimentos leves com o joelho, ande de muleta, conforme a dor. É necessário evitar ficar parado porque há o risco de problemas de circulação, inflamação?, explica Celso Dellagiustina.
 
Silvana Bohrer Marcondes, de 51 anos, fez uma cirurgia no menisco em março, após uma torção. A moradora do bairro Areias já está em fisioterapia no Centro de Reabilitação e Fisioterapia (Cerfis) e passará por 20 sessões ? turbilhão; exercícios de alongamento, contração e equilíbrio; e analgesia com gelo. ?Tive um ótimo atendimento em todo o processo de cirurgia, não tenho do que reclamar. Minhas expectativas são as melhores na fisioterapia. Espero voltar a andar de bicicleta e frequentar a academia logo?.  
 
Os moradores que apresentarem dores no joelho após torções devem procurar o médico da Unidade de Saúde mais próxima. Os profissionais, se necessário, farão encaminhamento para o ortopedista do hospital. A ressonância é avaliada e o paciente passa pelo procedimento ou por outro tratamento adequado.
Segunda, 24 de junho de 2019
Porto Belo terá Festa da Tainha
Quarta, 19 de junho de 2019
PM cumpre mandado de prisão em Itapema
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros