segunda, 24 de junho de 2019
04/06/2019 - 10:22

Téspis Cia. de Teatro apresenta peça teatral infantil em sete escolas municipais de Itajaí

Apresentações são gratuitas, abertas à comunidade e acontecem de 17 de junho a 05 de julho

A Téspis Cia de Teatrofomentará a cultura em escolas municipais de Itajaí com a circulação da peça infantil ?O Patinho Feio, o Gato Desgrenhado e as Galinhas Vesgas do Mundo?. A companhia pretende aguçar a imaginação e disseminar o senso artístico e a criatividade das crianças com uma releitura nada convencional do clássico conto ?O Patinho Feio?. O espetáculo será apresentado de 17 de junho a 05 de julho nos bairros São Vicente, Dom Bosco, Itaipava, Murta, São João, Espinheiros e Cidade Nova. As apresentações são gratuitas e abertas à comunidade em geral.  

O projeto descentraliza o acesso ao teatro na cidade, levando para bairros populares a produção cultural de artistas locais. Patrícia Argus, Supervisora do Programa Cultura e Travessura da Secretaria de Educação de Itajaí, lembra que, para muitas crianças, a escola é o único lugar onde elas têm a oportunidade de assistir a peças teatrais. ?As manifestações culturais são importantes aliadas para a formação de uma criança. Por isso, oportunizar a fruição artística em escolas é fundamental e todos ganham, alunos, professores e artistas?, comenta.

A peça

Ao nascer numa ninhada à beira do lago, o Patinho Feio é expulso por ser diferente dos outros.  Na busca por um novo lar, percorre vários caminhos até encontrar um Gato Desgrenhado e uma Galinha Vesga. Novas e inusitadas situações surgem do encontro entre esses três seres tão diferentes entre si, mas que nos convidam a pensar sobre respeito, afeto e aceitação.

Indicado para um público mirim com idade a partir de 03 anos, o espetáculo aborda o tema do respeito às diferenças e apresenta encenações que dialogam com a criança. ?Criamos um espetáculo que aposta na capacidade dos espectadores em construir, a partir das sugestões dadas pela encenação, sua própria versão da história e dos personagens?, comenta o diretor do espetáculo, Max Reinert. Buscando escapar das versões clássicas, os atores trabalham com jogos de improvisação, elementos cenográficos, ambientação sonora e linguagem corporal.

O projeto é realizado com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí, com renúncia fiscal da Unimed Litoral. Também conta com o apoio da Secretaria de Educação de Itajaí, por meio do programa Cultura e Travessura.

 

Sobre a companhia

Com sede na cidade de Itajaí (SC), a Téspis Cia de Teatro trabalha há 25 anos com o objetivo de estudar o fazer teatral e aplicar tais estudos na montagem de espetáculos, levantando questões do mundo contemporâneo. Com atuação no Brasil e no exterior, ao longo dos anos conquistou mais de 40 prêmios.

Desde a fundação, a companhia atua com adaptações e/ou adequações de textos clássicos. A partir de 2009, decidiu trabalhar também com dramaturgia própria, apostando na criação de obras autorais. A Téspis é composta por Denise da Luz e Max Reinert. Neste trabalho conta com a participação de dois atores convidados, Jônata Gonçalves e Leandro Cardoso. Em Itajaí, mantém um curso de teatro permanente há mais de 15 anos, em que passaram mais de mil alunos.

 

Programação

Dia 17/06(seg): 10h30 e 14h30-E. B. Anibal Cesar (S. Vicente)

Dia 24/06(seg): 15h-E.B. Maria Dutra Gomes (Dom Bosco)

Dia 27/06(qui): 15h-E.B. Judith Duarte de Oliveira (Itaipava)

Dia 28/06(sex): 15h-E.B. Prof. Maria José Hulse Peixoto (Murta)

Dia 01/07(seg): 15h-E.B. João Duarte (São João)

Dia 04/07(qui): 15h-E.B. José Fernandes Potter (Espinheiros)

Dia 05/07(sex): 15h-Centro Educacional Pedro Rizzi (Cidade Nova)

Segunda, 24 de junho de 2019
Porto Belo terá Festa da Tainha
Quarta, 19 de junho de 2019
PM cumpre mandado de prisão em Itapema
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros