terça, 25 de junho de 2019
03/06/2019 - 16:11

Cerimônia inicia a Semana de Conscientização da Pesca

Mercado do Peixe abriga exposição de animais marinhos de 3 a 8 de junho

O espaço cultural do Mercado do Peixe recebeu a cerimônia de abertura da Semana de Conscientização da Pesca na manhã desta segunda-feira (03). O evento conta com uma exposição de animais marinhos e mostra a importância da pesca para a cidade de Itajaí. O público pode visitar gratuitamente de segunda (03) a sexta-feira (07), das 9h às 17h e no sábado (08), das 9h às 14h. Esse evento integra a programação do aniversário de Itajaí - 159 anos: de frente para o futuro.

?A pesca tem um papel fundamental no crescimento socioeconômico ao longo dos 159 anos Itajaí. A cidade se destaca no cenário nacional com um dos principais portos do país e é conhecida como a capital nacional da pesca? afirma o gerente do Mercado Público do Peixe Nilson José Borba.

Participaram da cerimônia o Diretor de Pesca e Agricultura Rodrigo Silveira, o gerente do Mercado Publico Nilson José Borba, o representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade Felipe Farias Albanês, o secretário de Pesca do município de Porto Belo Frank Matos e o presidente do Colegiado dos Secretários da Pesca da AMFRI Hernane Matheus da Silva.

Atividades realizadas

O evento expõe a Coleção Biológica Didática do Mercado do Peixe com o auxílio dos voluntários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. São apresentados, entre os invertebrados: moluscos, anelídeos, crustáceos, cnidários e equinodermos. A mostra também apresenta peixes ósseos e cartilaginosos que abrangem os tubarões e raias.

Também é tratado sobre animais marinhos ameaçados e os planos de ação para a conservação das espécies e monitoramento da biodiversidade. A partir disso, está disponível uma pesca que envolve a problemática do lixo e espécies ameaçadas. Com uma vara de pesca as pessoas podem pescar papéis com formato de animais marinhos em que os voluntários realizam uma explicação com curiosidades sobre o animal pescado na atividade.

Também ao longo da semana, uma enquete é realizada para entender os perfis de pessoas que frequentam o Mercado do Peixe. O que o consumidor procura na compra de peixes, se já consumiu ou se possui conhecimento sobre os tipos de pescado são exemplos de perguntas.

Segunda, 24 de junho de 2019
Porto Belo terá Festa da Tainha
Quarta, 19 de junho de 2019
PM cumpre mandado de prisão em Itapema
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros