sexta, 29 de março de 2024
Geral
21/05/2019 | 17:42

BC: III Semana Municipal da Adoção encerra sábado

Sábado (25), é celebrado o Dia Nacional da Adoção. Para comemorar a data e orientar sobre esse ato de amor, o Grupo de Estudos e Apoio à Adoção Anjos da Vida, com apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, realiza a III Semana Municipal da Adoção, de 20 a 25 de maio.

Na primeira noite de debates, mais de 200 pessoas participaram do Encontro do Grupão de Maio, que deu início a programação. Ocorreu o lançamento da 2ª Edição do Concurso Artístico Literário, do Grupo Anjos da Vida, apresentação do Coral do Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (CEAC)/ Projeto Oficinas, e palestra com o tema “Genética em Tempos de Adoção”, com o médico Juarez Furtado, no Teatro Bruno Nitz.

De acordo com o coordenador técnico do Anjos da Vida, Luciano Pedro Estevão, o objetivo da semana é comemorar a data e levar à comunidade temas pertinentes à adoção. “O número de pretendentes de Balneário sempre vem aumentando. Atendemos todos os anos cerca de 45 pessoas que tem o desejo de adotar uma criança e essas semanas têm resultado muito positivo”, observa.

A programação continua nesta terça-feira (21), com a aula especial do Curso de Preparação para Postulantes à Adoção Passos de Anjo, com o tema “Adoção é mais que uma escolha, é um encontro”, no Instituto Sentir, às 19h.

Quarta-feira (22), a Univali será o palco do Seminário: Acolhimento Familiar/Família Acolhedora e Acolhimento Institucional, às 19h. Quinta-feira (23), ocorrerá uma sessão de cinema para as crianças das escolas municipais e conversa sobre adoção, no Matinê Corujinha, às 9h e às 14h.

A inauguração da galeria de fotos do grupo, que relembra pessoas e passos importantes da história do Grupo ocorre na sexta-feira (24), às 19h, no Instituto Sentir. Por fim, será apresentado o filme “Ellos te eligen”, que retrata a conscientização sobre adoção, às 14h de sábado (25), no Cinerama BC Art House.

As inscrições podem ser feitas pelo link.

Saiba como adotar

Quem tiver interesse em adotar deve procurar a Vara da Família, no Fórum da Rua 916, esquina com a Quarta Avenida, que encaminha o pretendente ao Grupo Anjos da Vida para realizarem o curso de preparação a adoção.

O segundo passo é participar do curso de preparação ministrado pelo Grupo. O curso dura um semestre, num total de 84 h. Após o curso, o pretendente deve encaminhar a documentação para a Vara da Família e entrar com o processo de adoção. Além da documentação, os pretendentes passam por avaliação psicológica e avaliação por assistente social do judiciário local.

Depois do parecer desses profissionais, a avaliação é encaminhada para o juiz para o deferimento final. Quando ocorrer o parecer final do juiz, os pretendentes entram no Cadastro Único Informatizado da Adoção (CUIDA) e no Cadastro Nacional.

 

No Brasil existem cerca de 6.800 crianças e adolescentes aptos a adoção e aproximadamente 41.000 pretendentes aptos a adotar.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS