quinta, 28 de março de 2024
Geral
21/05/2019 | 09:43

Porto de Itajaí recebeu 2,7 mil veículos importados em nova atracação da montadora General Motors

Neste final de semana, às 16 horas de sábado, 18, o Porto de Itajaí recebeu sua décima nona (19ª) embarcação com 2710 veículos a bordo do navio BALTIMOREHIGHWAY, importados da montadora General Motors (GM-Chevrolet).

De bandeira panamenhao navio possui 180 metros de comprimento por 32 de boca (largura), e pertence ao Armador K-Line.

 

A embarcação partiu do Porto de Altamira no México com veículos do modelo TRACKER e EQUINOX , totalizando nesta carga o volume de  3.853.518,00 quilos.

 

Com uma parada antecipada no Porto de Santos (SP), houve o transbordo de 780 unidades para o navio Baltimore. Essa operação foi realizada pelo motivo do navio MICHIGAN HIGHWAY não ter vindo para o Porto de Itajaí no início da semana passada.

 

Saindo do Porto de Santos (SP), a embarcação atracou às 16 horas de sábado no berço 3 (porto público) de Itajaí. Suas operações iniciaram às 07 horas de domingo pela equipe de trabalhadores portuários da APM Terminals (empresa arrendatária do Porto de Itajaí), utilizando-se do recinto alfandegado do porto público.

 

De acordo com informações da Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, as operações se transcorreram dentro do cronograma de desembarque com uma movimentação em média de 80 a 100 por hora. Sua desatracação ocorreu no domingo às 19 horas, retornando ao seu trajeto marítimo para o Porto de Santos, litoral paulista.

 

A primeira atracação “teste” aconteceu em 09 de junho de 2018, quando foram desembarcados 500 veículos do modelo Cruise a bordo do navio de bandeira do Panamá, APOLLON HIGHWAY. Com a atracação do final de semana, o somatório total chega a marca de 24.536 veículos importados pela montadora General Motors/Chevrolet desembarcados pelo Porto de Itajaí.

 

Esse tipo de movimentação em portos é conhecido pelo sistema ROLL ON ROLL OFF – quando os veículos são conduzidos para fora do navio e encaminhados para uma área primária do porto.

 

Desde novembro de 2018, a APM Terminal passou a atender com frequência quinzenal navios do tipo ROLL ON ROLL OFF, para a importação de veículos. Em outubro o contrato foi assinado com a APM Terminals para a vigência de um ano, após a fase de operações testes em Itajaí com linhas marítimas de diferentes países, entre eles os Estados Unidos, México, Brasil e Argentina.

 

“Esse é mais um de tantos outros desempenhos que reflete a pujança do nosso porto. Inicialmente pela conquista da linha desta empresa de importação de veículos que por si só foi já um passo fundamental e importante para esse tipo de movimentação de cargas. Estamos vivenciando um momento positivo na área portuária que começaram com a conclusão do berço 3 em 2017 e certamente com a entrega do berço 4 para o próximo mês de junho. Destaco as etapas de dragagem de manutenção e aprofundamento, a Bacia de Evolução que está indo para um caminho adequado e que possivelmente colocará um ponto final nesta obra, e melhor ainda são os números expressivos que o porto vem alcançando todos os meses em relação a movimentação de cargas e atracações, lembrou Volnei Morastoni – Prefeito de Itajaí.

 

A montadora GM – Chevrolet, é pioneira no Brasil no seguimento de transporte marítimo de veículos e o Porto de Itajaí tem histórico associado a estas operações de cargas ROLL ON – ROLL OFF quando nas décadas de 1980, 1990 e 2000, operaram com os principais Armadores que atuam nessa área.

 

De acordo com informações da Gerência de Operações do Porto de Itajaí, mais uma atracação com veículos da GM está programada para este mês, podendo ocorrer no dia 25, próximo sábado. Com o próximo desembarque, o Porto de Itajaí ultrapassará a marca de mais de 26 mil veículos da montada GM.

 

“Estamos priorizando muito pela qualidade das operações Roll on Roll off. Já é uma referência e característica praticada aqui no Porto de Itajaí em relação a todos os outros tipos de operações que realizamos, e isso nos credencia cada vez mais para concorrer com o mercado portuário do país”, acrescentou o Engº Marcelo Werner Salles – Superintendente do Porto de Itajaí.

 

 

Mais informações:

Assessoria de Comunicação Social – ASCOM/SPI. (47) 3341-8067.

Texto e Fotos: Luciano Sens - Assessor de Comunicação Social ASCOM/SPI.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS