terça, 25 de junho de 2019
20/05/2019 - 15:05

Comércio de bens duráveis volta a crescer

Em Santa Catarina, vendas de móveis e eletrodomésticos cresceram acima da média. Apesar do aumento, momento ainda é de cautela

O volume de vendas do comércio varejista cresceu 5,1% no primeiro trimestre em Santa Catarina, segundo dados divulgados pelo IBGE na última semana. Com o resultado, o Estado figura como o terceiro melhor desempenho do país, atrás apenas do Espírito Santo (7,9%) e do Acre (6,5%). A média nacional ficou em 0,3%. 

Entre os segmentos que puxaram a alta, estão os setores de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (26,2%) combustíveis (15,6%), e artigos de uso pessoal e doméstico (6,7%).

Além disso, houve significativa reação das vendas dos chamados bens duráveis, como móveis (14,3%) e eletrodomésticos (4,9%). No varejo ampliado, também houve avanço dos setores de materiais de construção (13,6%) e de veículos, motocicletas e peças (4,6%). 

Segundo o economista da Fecomércio/ SC, Luciano Córdova, o avanço nas vendas dos bens duráveis representa uma recuperação de parte do que havia sido perdido na crise, e não necessariamente um crescimento sustentado. Isso porque o setor, pela alta demanda de recursos, foi um dos que mais sofreu no período de retração da economia. 

Segundo uma pesquisa da própria Fecomércio, 49% dos catarinenses dizem que o momento não é o ideal para a compra desse tipo de bem. Apesar da avaliação abaixo da média, a situação é bem melhor do que a do ano passado, quando a intenção de compra foi praticamente a metade da atual. 

Córdova diz que o segmento de bens duráveis exige mais renda e crédito do consumidor. Por isso, o cenário ainda é de "compasso de espera". Além disso, a compra de bens mais caros demanda um outro fator: confiança. "Ninguém vai fazer uma compra importante se não sabe se vai ter emprego dali seis meses", disse. A avaliação é de que a recuperação é tímida, mas pode trazer otimismo, já que o segmento tende a ser um dos últimos a se recuperar.

Foto Murici Balbinot

Segunda, 24 de junho de 2019
Porto Belo terá Festa da Tainha
Quarta, 19 de junho de 2019
PM cumpre mandado de prisão em Itapema
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros