terça, 25 de junho de 2019
20/05/2019 - 14:48

BC: Transporte de órgãos tem apoio do setor de segurança

A captação de órgãos realizada pelo Hospital Ruth Cardoso conta com o apoio de forças de segurança para ser bem sucedida, ter mais agilidade e segurança. Na semana passada, a Guarda Municipal participou da escolta de um carro que transportava rim e fígado até o aeroporto de Navegantes, de onde partiu para Porto Alegre.

Trabalho das forças de segurança é realizado para garantir a segurança dos órgãos durante o transporte. Na saída do Ruth Cardoso, o veículo é escoltado até o aeroporto, pela BR-101. Tanto a Guarda Municipal, quanto a Polícia Militar, podem ser acionadas para realizar o acompanhamento.

?A escolta é muito importante para agilizar uma operação voltada para salvar vidas, por isso o acompanhamento desde a saída do Ruth até chegar ao destino é feito a cada nova doação de órgãos?, reforça o diretor de enfermagem do Hospital Ruth Cardoso, Ricardo Lorenz. Neste ano, sete captações já foram realizadas pelo hospital. Em 2018, o total foi de onze captações.

?O estatuto geral das guardas municipais determina que um dos princípios de nossa formação seja a preservação da vida. Logo, toda ação voltada à preservação, manutenção ou melhora na vida das pessoas, tem nossa atenção. Como é o caso da escolta a esses carros?, conta o Comandante da Guarda Municipal, Antonio Afonso Coutinho.

Qualquer pessoa pode se tornar doadora de órgãos. Para isso basta informar sua família para autorizar o hospital caso algo aconteça. O coração, pulmão, fígado, pâncreas, intestino, rim, córnea, veia, ossos e tendão são os órgãos que podem ser doados a outras pessoas que aguardam em fila única definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada Estado e controlada pelo Ministério Público.

Segunda, 24 de junho de 2019
Porto Belo terá Festa da Tainha
Quarta, 19 de junho de 2019
PM cumpre mandado de prisão em Itapema
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros