domingo, 19 de maio de 2019
16/05/2019 - 15:32

Município usa lei do ingresso forçado para limpar imóvel com risco à saúde

Ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (15) no bairro Dom Bosco

O Município de Itajaí, por meio da Sala de Situação de combate à dengue, usou a lei de ingresso forçado para fazer a limpeza de um imóvel com risco de proliferação do Aedes aegypti. A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (15) no bairro Dom Bosco. No local, a equipe recolheu um caminhão de lixo e entulho.

De acordo com o gerente do Núcleo de Controle de Zoonoses de Itajaí, Lúcio Vieira, o caso precisou de apoio da Sala de Situação, porque o proprietário não permitiu a entrada dos agentes de endemias. Participaram da limpeza, as Secretarias de Obras e Saúde, Defesa Civil, Codetran e Vigilância Sanitária.

?Retiramos diversos tipos de materiais plásticos, que estavam acumulando água. O morador já foi orientado várias vezes sobre os cuidados, mas não permitia a entrada dos agentes para remover esses depósitos?, explica Vieira.

Neste ano, Itajaí já registrou 13 casos autóctones de dengue (contraídos na cidade). Todas as áreas receberam visitas dos agentes de endemias em um raio de 150 metros para eliminação de possíveis criadouros e orientação dos moradores, além de aplicação inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV) quando necessário.

O município segue atento à situação e reforçando as ações de controle junto aos moradores e profissionais de saúde. Também está em andamento o mutirão de limpeza da campanha ?Itajaí mais linda e bem cuidada? nos bairros Cidade Nova, São Vicente e Cordeiros.

?Pedimos que a comunidade faça sua parte contra dengue, removendo recipientes que podem acumular água e recebendo o agente de endemia em casa. Ele é um aliado nessa luta e vai orientar sobre os cuidados necessários para evitarmos um surto da doença?, ressalta Lúcio Vieira.

Sexta, 17 de maio de 2019
Acidente deixa dois mortos na BR 282
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros