terça, 20 de agosto de 2019
16/05/2019 - 15:27

Museu Histórico lança exposição Futebol em Itajaí: Tradição Centenária neste sábado

O Museu Histórico de Itajaí apresenta a exposição Futebol em Itajaí: Tradição Centenária neste sábado, dia 18, às 10h. No evento de abertura, serão apresentados itens de acervo que contam a história do esporte na cidade, passando pelos principais clubes e momentos marcantes em mais de 100 anos, além de uma roda de conversa, identificação de fotos e exibição de documentário. 

A exposição integra uma programação nacional indicada pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus que, todos os anos, coloca um tema para ser seguido por todos os museus vinculados ao órgão. Este ano, a temática é a permanência das tradições e os museus como núcleos culturais. ?Seguindo a orientação do IBRAM, a gente optou por abordar o futebol como tradição no município, que teve o clube mais antigo do estado, o Itajaiense em 1911, e depois uma rica história de 100 anos com outros clubes?, explicou Evelise Moraes, Diretora do Museu. 

Não apenas contando a história do futebol itajaiense como um todo, a exposição visa também homenagear o Clube Náutico Marcílio Dias e o Clube Náutico Almirante Barroso, que completaram seus centenários em 2019. Essa homenagem contará com acervo dos dois clubes e de colecionadores, fotografias e documentos vindo do próprio Arquivo Público de Itajaí, além da exibição do documentário Crônicas de Uma Batalha Extinta, da TAC Filmes, que conta a história da rivalidade entre Marcílio e Barroso. 

Para a abertura deste sábado, foram convidados estudiosos e pessoas relacionadas a história do futebol de Itajaí, que vão participar de uma roda de conversa e, posteriormente, vão auxiliar na identificação de fotos antigas do acervo público. ?A ideia é que eles possam nos ajudar a identificar os personagens, as datas e o contexto dessas imagens?, explicou Evelise. 

A exposição ficará à disposição no Museu Histórico de Itajaí até o início de setembro para visitação de terça à sexta, das 13h às 18h e aos sábados, dàs 10h às 15h. O Museu fica na Rua Hercílio Luz, 681, no centro de Itajaí.

Terça, 20 de agosto de 2019
Homem é preso por roubo em Itapema
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros