sexta, 29 de março de 2024
Geral
15/05/2019 | 09:35

Secretaria de Assistência Social de Navegantes promove evento sobre adoção tardia

A Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Navegantes, em Comemoração ao Dia Nacional da Adoção, irá realizar, no dia 30 de maio, no Centro Integrado de Cultura Prefeito Manoel Evaldo Muller – CIC, uma palestra com o tema "Sistema Busca Ativa: Conscientização para adoção tardia", tendo como palestrante o Juiz Corregedor do Núcleo de Direitos Humanos, Dr. Rodrigo Tavares Martins, e como mediadora a Promotora da Infância e Juventude, Dra. Kariny Zanette Vitoria.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site da prefeitura, em navegantes.sc.gov.br/emap/. Ao final das palestras, os inscritos presentes receberão certificados.

Sistema Busca Ativa

Conforme a secretária de Assistência Social, Maria Flor, o Cadastro Nacional de Adoção possui, atualmente, mais de 42 mil pretendentes habilitados para adotar e pouco mais de 5 mil crianças e adolescentes disponíveis para adoção. No entanto, apesar da quantidade superior de pretendentes, há crianças e adolescentes sem nenhum pretendente inscrito no cadastro disponível para adotá-los. Isso acontece porque os pretendentes preferem crianças menores, que não pertençam a grupo de irmãos e que não tenham nenhuma deficiência física ou intelectual – o que faz com que boa parte das crianças completem a maioridade em abrigos.

Diante disso, o Sistema Busca Ativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina foi criado para achar famílias para essas crianças consideráveis “não adotáveis”, por meio de fotos, vídeos e informações sobre as crianças vinculadas. Conforme a Comissão Estadual Judiciária de Adoção – CEJA, o acesso ao Sistema Busca Ativa por pretendentes à adoção habilitados no Estado – que hoje soma 3.433 pretendentes cadastrados no sistema CUIDA - teve início em 4 de abril de 2018 e, desde seu lançamento até a presente data, 462 pretendentes visualizaram o perfil de alguma criança e/ou adolescente no “Busca Ativa”. Em Navegantes, o Sistema Busca Ativa auxiliou na colocação em família substituta um grupo de três irmãs e uma adolescente de 13 anos, o que significou 100% de resolutividade das buscas ativas do município até agora.

Processo de adoção

Para quem tiver interesse em fazer uma adoção tardia, de grupo de irmãos ou adoção especial, como qualquer habilitação, o caminho é procurar o Serviço Social do Fórum da Comarca de Navegantes, onde será entregue uma relação de documentos que devem ser entregues juntamente com a ficha preenchida com o perfil desejado da criança/adolescente (idade, cor, sexo, etc). Depois da inscrição inicial, os pretendentes passam por um curso ministrado pelo serviço social do fórum, recebem a visita da equipe técnica e, assim, podem ser habilitados. A diferença na adoção tardia ou especial é que o tempo em fila de espera é muito mais curto ou até nulo em relação ao tempo dos pretendentes que preencheram seus perfis para crianças até 3 anos, brancas e saudáveis, o perfil da maioria.   


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS