sexta, 29 de março de 2024
Geral
14/05/2019 | 16:34

Iniciam as importantes obras de abertura das vias centrais em Itajaí

A manhã desta terça-feira (14) ficou marcada pelo início de um conjunto de transformações no trânsito que vão garantir uma revolução na mobilidade do Centro aos bairros. A ordem de serviço assinada hoje em um terreno localizado entre as ruas Almirante Barroso e Joaquim Lopes Correia é referente à obra de ligação das ruas Uruguai e Alfredo Trompowisky, no Centro.

Ainda pela manhã, os operários limparam terrenos e iniciaram as escavações para a implantação de drenagem nos trechos desapropriados pelo Município de Itajaí. Os espaços onde antes eram construções, serão novas ruas para transformar a dinâmica do trânsito na cidade. Nos próximos meses, as obras de abertura de vias centrais estarão todas em execução.

“Esta assinatura tem um sentido simbólico muito importante. Representa o início das obras de transformação da mobilidade urbana”, ressalta o prefeito Volnei Morastoni. “No início tudo é pensamento e agora se torna realidade diante de nós”, comemora o prefeito.

A assinatura desta terça (14) autorizou a obra de interligação da rua Uruguai com a Alfredo Trompowisky em um trecho de quase 200 metros ao cruzar pelas ruas Anita Garibaldi, Alexandre Fleming, Almirante Barroso e Joaquim Lopes Correia. Nesta primeira etapa, as obra não irão interferir no trânsito nestes locais.

O próximo trecho será a ligação da rua Umbelino Damásio de Brito na avenida Abrahão João Francisco (Contorno Sul) ao cruzar as ruas José Joaquim dos Santos, Juvenal Garcia e Jorge Matos.

Com as duas ligações concluídas, será possível implantar o binário das ruas Umbelino de Brito e Uruguai. Uma ligação entre a entrada da cidade pela BR-101 até o Centro se formará pela avenida Governador Adolfo Konder e ruas Carolina Vailatti, Gaspar, João Gaya e Umbelino Damásio de Brito. Na direção para os bairros, a rua Uruguai se ligará na Alfredo Trompowisky até chegar na Heitor Liberato e seguir também na direção para a saída da cidade pela avenida Adolfo Konder.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação Rodrigo Lamim destacou a coragem do governo e de toda a equipe técnica em executar um projeto que estava desde a década de 1990 nas gavetas da prefeitura. “É com muita alegria que assinamos esse documento. Essas obras sempre observam a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou Lamim.

O secretário de Obras Márcio José Gonçalves, o Dedé, ressaltou a parceria de todo o governo na realização das diferentes etapas dessas modificações em Itajaí. “Estamos criando uma nova cara na cidade. Queremos dar essa cara com mais drenagem, mais mobilidade”, destacou Dedé.

As obras de abertura das vias centrais
As obras licitadas para as aberturas de vias em Itajaí correspondem a cinco diferentes intervenções. O conjunto de obras orçado em mais de R$ 5 milhões está garantido pelo financiamento internacional. O valor prevê a interligação de drenagem e a construção das estradas e passeios nos espaços inexistentes e a interligação com as ruas atuais.

O binário completo entre as ruas Alberto Werner e José Eugênio Müller, ligadas através da travessa André Barbi, também está nesse pacote de obras. Assim também a ligação da rua Juvenal Garcia até a rua Brusque para a formação do terceiro binário. E, por fim, o retorno de quadra na rua Luciano Pinheiro da Silva para diminuir o fluxo no cruzamento entre as ruas Heitor Liberato e José Pereira Liberato.

Financiamento internacional
O financiamento internacional responsável por custear a obra faz parte do Programa Itajaí 2040 Moderna e Sustentável. Ele garante 28 diferentes obras e desapropriações em 17 bairros e localidades de Itajaí. Dom Bosco, Santa Regina, Itaipava, Cidade Nova, São Judas, Cordeiros, Nova Brasília, Centro, Praia Brava, São Vicente, São João, Murta, Baía, Campeche, Bambuzal e Fazenda receberão as transformações.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS