quinta, 28 de março de 2024
Geral
10/05/2019 | 13:40

Navegantes: Campanha da vacinação contra a gripe segue até 31 de maio

A Secretaria da Saúde de Navegantes chama a atenção da população que faz parte do grupo prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) que a campanha segue até o dia 31 de maio, nas salas de vacinas distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde.

De acordo com a Secretária de Saúde, Marluza Trevisan, a vacinação contra a gripe tem o objetivo de proteger a população contra as formas graves das infecções provocadas pelo vírus Influenza.

“Se você faz parte do grupo prioritário, vacine-se. Queremos reforçar a importância da prevenção de doenças por meio das vacinas. A vacina contra gripe é segura e reduz complicações que podem produzir casos graves da doença. Paralelo a essa campanha. estamos também vacinando contra a febre amarela, para pessoas de 9 meses a 59 anos de idade”, destacou a secretária.

Grupo Prioritário

A escolha dos grupos para vacinação segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e também é baseada em estudos epidemiológicos e no comportamento das infecções respiratórias. Por isso, são priorizadas as populações com maior chance de complicações e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave.

O grupo prioritário são pessoas idosas a partir de 60 anos, crianças de seis meses e menores de seis anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, forças de segurança e salvamento, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, os militares e os funcionários do sistema prisional.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir as Unidades de Saúde em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS