sexta, 19 de abril de 2024
Geral
10/05/2019 | 13:35

Secretaria de Saúde de Itajaí orienta sobre o uso racional de medicamentos

Para alertar sobre os cuidados que devem ser observados no uso de medicamentos, a Secretaria de Saúde de Itajaí promoveu nesta semana ações de conscientização junto à população e aos profissionais de saúde. As atividades, promovidas pela Gerência de Assistência Farmacêutica, são alusivas ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento (5 de maio).

Na quarta-feira (9), o Centro de Especialidades Farmacêuticas (CEF) e a farmácia do Centro de Referência em Doenças Infectocontagiosas (Ceredi) entregaram materiais de orientação aos pacientes sobre o uso racional de medicamentos e o seu descarte correto. Até o mês de junho, as Unidades Básicas de Saúde também estarão promovendo ações para conscientizar os moradores.

De acordo com a gerente de Assistência Farmacêutica do município, Elizângela Paula Bombana dos Santos Chab, a data é importante para reforçar as orientações de uso e armazenamento dos medicamentos, além de alertar sobre os riscos da automedicação, que pode acarretar danos irreparáveis à saúde.

“Os medicamentos devem ser usados conforme a prescrição médica ou com orientação de um farmacêutico. É fundamental seguir o tempo de tratamento definido e evitar a automedicação, que pode retardar o diagnóstico de uma doença grave ou causar intoxicações e alergias”, afirma Elizângela.

A Secretaria também dispõe de postos de coletas de medicamentos vencidos em todas as unidades de saúde para o correto descarte dos remédios.

Curso de aperfeiçoamento

Além das ações de conscientização, a Secretaria ofereceu cursos sobre o Uso Racional de Medicamentos e Plantas Medicinai para os servidores em parceria com a Univali. Foram contemplados com os treinamentos agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de odontologia, nutricionistas, médicos, farmacêuticos, odontólogos, entre outros servidores.

O objetivo do curso é ampliar o conhecimento e as habilidades dos profissionais de saúde para o uso correto de medicamentos e plantas medicinais, promovendo a multiplicação dessas informações para os usuários do SUS.

Dicas e cuidados sobre o uso de medicamentos:

- Não use medicamentos por conta própria, nem mesmo aqueles vendidos sem receita.
- Compre apenas medicamentos em farmácias e drogarias. Outros estabelecimentos não são autorizados a comercializar remédios.
- Confira a data de validade e o registro do medicamento na Anvisa/Ministério da Saúde.
- Mesmo com receita, consulte o farmacêutico sobre a dose, os horários e a melhor forma de utilização dos medicamentos.
- Não associe dois ou mais medicamentos sem a orientação do médico ou farmacêutico.
- Em geral, comprimidos e cápsulas devem ser tomados com água. Evite tomá-los com leite, sucos ou alimentos.
- Não corte medicamentos nem abra cápsulas.
- Não tome medicamentos junto com bebida alcoólica.
- Não utilize medicamentos com embalagem estragada, sem rótulo ou bula, vencidos ou com alterações de cor ou cheiro.
- Nunca pare de tomar o medicamento por conta própria.
- O uso de antibiótico por tempo menor que o recomendado pode tornar a bactéria resistente e a doença mais difícil de ser curada.
- Informe ao médico ou ao farmacêutico se apresentar dor, enjoo, tonturas ou qualquer outra reação estranha.
- Evite acumular medicamentos em casa. Sobras devem ser descartadas de forma correta.
- Mantenha os medicamentos na embalagem original. Guarde-os fora do alcance das crianças, em lugares arejados, secos e protegidos da luz.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS