quarta, 17 de julho de 2019
08/05/2019 - 16:56
Imagem cedida pela PM

12º BPM de Balneário Camboriú dá dicas para evitar que moradores passem informações à falsos pesquisadores do IBGE

Circula nas redes sociais uma informação de supostos golpistas se passando por pesquisadores do IBGE e pedindo informações. Para esclarecer dúvidas publicamos essas informações nos stories do instagram do @12bpmsc 
 
1 - Os entrevistadores do IBGE sempre andam identificados com coletes, crachá e um ''smartphone'' com o emblema do IBGE. Bem como o carro deles também tem o logotipo (mesmo que o carro seja alugado).
 
2 - As entrevistas podem ocorrer em horários diversos (fora do comercial).
 
3 - Os entrevistadores fazem pesquisas sobre vários assuntos, portanto, além da pesquisa do censo, os entrevistadores podem estar na cidade fazendo perguntas específicas.
 
4 - Os pesquisadores se identificam como Agentes de Pesquisa e Mapeamento. Eles estão atualizando o censo de 2010 para futuro o censo 2020 do CNEFE - Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos.
 
5 - Eles fazem perguntas do tipo: Quantos apartamentos este prédio possui? São quantos apartamentos por andar? Qual o número do primeiro e do último? Mas em nenhum momento pedem para entrar no imóvel
 
6 - Em caso de dúvidas, existe um site para consultas sobre a identificação do agente. www.respondendo.ibge.gov.br. Nele você pode consultar as pesquisas em andamento, bem como o nome e a matrícula do agente impressos no crachá. Também tem o site https://censo2020.ibge.gov.br/pecas-de-divulgacao.html com as informações sobre a identificação dos pesquisadores.
 
7 - Também tem o telefone 0800-721-8181 para contato direto com o IBGE.
 
8 - O Censo Demográfico de 2020 será realizado em três etapas. A ''Primeira Prova Piloto'' aconteceu entre agosto e setembro do ano passado em 38 municípios. A ''Segunda Prova Piloto'', foi realizada neste primeiro semestre do ano até o mês de abril. Nesta segunda etapa, o objetivo era avaliar o autopreenchimento pela internet, o tempo de entrevistas, os sistemas de controle de coleta, entre outras mudanças. 
 
9 - No segundo semestre deste ano, o Censo Experimental será realizado em municípios com até 200.000 habitantes, ainda não definidos. Já a última etapa, o Censo Demográfico 2020, acontecerá apenas no próximo ano entre agosto e outubro.
 
10 - Aproveite essas dicas e facilite o atendimento dos agentes do IBGE. Porém atentos para não cair em golpes. Caso suspeite de alguém, ligue 190.
Terça, 16 de julho de 2019
BC: Festa dos Amigos será neste sábado
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros