sexta, 19 de julho de 2019
07/05/2019 - 16:51

Três ecopontos serão implantados em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú terá mais três ecopontos de resíduos recicláveis e reutilizáveis até o fim do ano. Atualmente, a cidade conta com um ecoponto na Praça Higino Pio, na área central, desde fevereiro.

Os pontos de recebimento de resíduos recicláveis seguirão o mesmo padrão do modelo existente na Higino Pio. No entanto, estarão localizados em bairros para dar melhor funcionalidade ao gerenciamento dos resíduos sólidos recicláveis, de acordo com a diretora da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), Nayara M. Hirsch. Os locais que receberão os pontos ainda não foram definidos. O primeiro dos três ecopontos será implantado até julho.

?Esses espaços servem como instrumentos viabilizadores da reciclagem, pois neles é permitido o descarte correto de cada tipo de material reciclável, o que promove, posteriormente, uma melhor mercantilização pelas cooperativas de catadores?, diz Nayara.

O ecoponto da Praça Higino Pio é gerido pela empresa Ambiental Saneamento, em parceria com a SEMAM. O local conta, em horário comercial (das 9h às 13h e das 14h40 às 19h), com um funcionário da Ambiental capacitado para informar, dar orientações e dicas de como separar os resíduos e acondicioná-los adequadamente. É possível também destinar os recicláveis fora do horário comercial, pois as portinholas do ecoponto permitem o recebimento do material em qualquer horário, independentemente da presença de funcionários.

Exemplos de resíduos que podem ser levados para o ecoponto:

- Garrafas plásticas, embalagens de produtos de limpeza;
- Potes de cremes, xampus;
- Sacolas e saquinhos de leite; 
- Latinhas de cerveja e refrigerante;
- Embalagens longa-vida; 
- Jornais e revistas 
- Frascos e garrafas de vidro

Atenção:

- Os recicláveis podem ser entregues misturados, exceto o vidro, que deve estar separado;
- Os recicláveis devem estar limpos, sem resíduos;
- Pilhas, lâmpadas e eletroeletrônicos não são recebidos no Ecoponto;
- Pilhas e lâmpadas, por lei, são objeto de logística reversa e devem ser entregues no comércio onde foram adquiridas;
- Para os eletroeletrônicos, a Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc) mantém um programa de recebimento. O material deve ser entregue na Rua 1542, 715, quase esquina com Quarta Avenida.

anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros