quinta, 18 de abril de 2024
Geral
06/05/2019 | 16:28

Bolsistas do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde iniciam atividades práticas

Os bolsistas do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) / Interprofissionalidade iniciaram neste mês as intervenções práticas nas Unidades de Saúde de Itajaí. O objetivo do projeto é promover mudanças nos cursos de graduação da área da saúde e implementar a integração ensino-serviço-comunidade, visando a resolução de problemas e o aprimoramento das práticas profissionais dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde dezembro de 2018, os integrantes do programa têm realizado encontros para planejamento das atividades. Mensalmente, ainda ocorrem reuniões intergrupos para socialização das atividades, aprendizado mútuo e ações de matriciamento. Participam do projeto 01 coordenador (profissional da gestão da Secretaria de Saúde), 10 professores (Escola de Ciências da Saúde da Univali), 20 preceptores (16 profissionais de saúde da Atenção Básica de Itajaí e 04 da Univali) e 30 alunos dos 11 cursos da Escola de Ciências da Saúde da Univali.

Os integrantes do Projeto foram divididos em cinco grupos e nos campos de práticas os estudantes são orientados pelos preceptores. Cada grupo é responsável por diferentes atividades na rede municipal de saúde. O grupo 01, por exemplo, atua no acolhimento dos acadêmicos dos cursos de saúde da universidade e dá apoio nas inserções que ocorrem nas unidades de saúde dando ênfase às práticas da Educação Interprofissional.

Já os grupos 02, 03 e 04 estão vivenciando as práticas colaborativas em diferentes áreas da saúde, como a Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, Estratégia Saúde da Família (ESF), Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), entre outras. O objetivo é que eles obtenham conhecimento prático sobre o funcionamento destes serviços e da realidade local para que possam propor ações de melhoria às equipes e ao atendimento ao usuário do SUS de Itajaí.

O grupo 05 atua junto à gestão da Secretaria Municipal de Saúde no Departamento de Atenção à Saúde (DAS). “Nesse caso, o objetivo é compreender o processo gerencial dos serviços de saúde do município e implementar as práticas colaborativas interprofissionais”, explica a coordenadora do projeto, Ana Paola Bonatti Duarte de Medeiros.

Sobre o programa

O PET-Saúde/Interprofissionalidade é uma iniciativa integrada entre o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), e o Ministério da Educação. Em Itajaí, o programa é desenvolvido pela Secretaria de Saúde em parceria com Univali desde 2005.

A estratégia ainda contribui com a articulação de ações conjuntas, entre professores, estudantes, profissionais de saúde, gestores e usuários. A intenção é que as atividades fortaleçam a formação dos profissionais de saúde, bem como promovam a melhoria da assistência oferecida pelo SUS por meio da humanização, prática interprofissional colaborativa e aprimoramento contínuo.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS