quinta, 28 de março de 2024
Geral
26/04/2019 | 14:47

Vacina contra febre amarela segue disponível nas unidades de saúde

A vacinação contra febre amarela segue disponível nas unidades de saúde de Itajaí. Até quinta-feira (25), 116.823 pessoas foram imunizadas contra a doença no município – 68,75% da meta preconizada. Conforme a Secretaria de Saúde, muita gente ainda precisa se vacinar: 53.100 pessoas, que fazem parte da população-alvo da vacina, não fizeram a dose única.

Desde dezembro do ano passado, Itajaí se tornou área com recomendação para vacinação da febre amarela, assim como todo Estado. A dose é recomendada para pessoas de nove meses até 59 anos. Quem já se vacinou, não precisa tomar novamente. “A vacina é a forma mais eficaz de prevenção da doença, que pode levar a morte”, reforça a diretora da Vigilância Epidemiológica, Greyce Mayer.

A população das comunidades da área rural é a que corre mais risco de contrair a febre amarela. Por isso, algumas unidades do interior seguem com horário estendido para vacinação até as 20h: Portal II, Santa Regina, Espinheiros e Limoeiro.

“Pedimos que a população busque as unidades para se imunizar. Essa é a melhor maneira de evitar que a doença chegue a nossa cidade”, alerta Greyce.

Além das unidades de saúde, a vacina está disponível na sala volante que fica junto ao Laboratório Municipal, no Centro Integrado de Saúde (CIS). O posto fica aberto das 19h às 21h, de segunda a sexta-feira, exclusivamente para vacinação. Para se imunizar basta apresentar a caderneta de vacina ou documento de identidade.

O que é a febre amarela?

Transmitida por mosquitos em áreas de matas e urbanas, a febre amarela é uma doença grave, mas que tem prevenção por meio da vacina. Os sintomas iniciais da doença incluem início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. No entanto, algumas pessoas podem desenvolver a forma mais grave da doença, que pode levar a morte.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS