quinta, 28 de março de 2024
Geral
25/04/2019 | 15:58

Unidades de ensino de Itajaí criam formas diferentes para incentivar a leitura

No dia Mundial do Livro (23), o projeto Saia Literária, do Centro de Educação em Tempo Integral (Cedin) Emílio Gazaniga Junior, e o Programa Cultura e Travessura, da Secretaria Municipal de Educação, realizaram uma mediação literária para fomentar a leitura. Foram visitadas duas unidades de ensino com histórias de Monteiro Lobato. 

“Ao longo de todo este mês, por meio do projeto Abril Literário, estamos valorizando a literatura infantil nas unidades de ensino. Tudo de forma lúdica e com muitas histórias encantadoras”, afirma Patrícia Argus, coordenadora do Cultura e Travessura.

Já o projeto Saia Literária conduz os alunos em uma viagem pelo mundo da fantasia com contação de histórias com bonecos.

“A interação das crianças e dos professores com os personagens das histórias é espontânea e fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Afinal de contas, não são apenas as crianças que precisam do lúdico para ter uma vida mais feliz e saudável”, afirmam as professoras Célia Soares e Vivien Neumann Borges.

Leitores e escritores
Já no Grupo Escolar Jorge Domingos Gonzaga, no bairro São Roque, os alunos criaram uma história para o livro “O Balão”, de Daniel Cabral, que originalmente apresenta apenas ilustrações. Os estudantes construíram frases para narrar a sequência de imagens.

“Ao folhearem as páginas dos livros, cada criança imaginou ao seu modo as aventuras do protagonista com seu balão vermelho. Depois disso, então, decidimos reunir todas as perspectivas em um só livro, onde cada aluno ficou responsável pela construção de uma parte da história”, conta a professora do 2º ano, Paula Lopes, que desenvolveu o projeto em parceria com a agente de apoio de educação especial, Graziela Luçolli.

O novo livro teve direito a lançamento e sessão de autógrafos. A Academia Brasileira de Letras Seccional de Itajaí até convidou a escola para participar de um projeto que visa incentivar outros alunos a escreverem e publicarem suas obras. 

 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS