sexta, 29 de março de 2024
Geral
05/04/2019 | 10:15

BC: Vacinação contra Febre Amarela segue até dia 20 de abril

Segue até o dia 20 de abril a Campanha Estadual de Mobilização Contra a Febre Amarela. Em Balneário Camboriú aumentou a procura pela vacina nesta semana, porém o número de doses aplicadas ainda está muito abaixo da meta. Das 83.701 doses da meta, foram aplicadas 9.262 vacinas. Até mês de maio, as Unidades de Saúde Ariribá, Nações, Vila Real, Barra, que já possuem horário estendido, também irão ampliar o horário de vacinação, até as 21h30.

“Registramos aumento na busca pela vacina contra febre amarela. Na segunda-feira (01), foram aplicadas 86 doses, já na terça-feira (02), foram aplicadas 516 doses. Porém, ainda falta muita gente pra se vacinar, por isso convocamos para que a população compareça em qualquer Unidade Básica de Saúde portando a carteira de vacinação, para que seja avaliado e vacinado. A febre amarela traz consequências graves e a vacina é a única forma de se prevenir”, ressalta a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Adriana Diogo

No mês de março, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) confirmou que um paciente, residente em Joinville, morreu em decorrência da febre amarela. Desde 1966 não havia registro da doença no Estado. Em razão disso, a intensificação na oferta da vacina é para reforçar a proteção para os moradores e turistas. A Secretaria de Saúde convoca quem ainda não se vacinou para receber a dose da vacina, em qualquer Unidade Básica de Saúde.

A Secretaria de Saúde faz uma alerta aos idosos que forem tomar a vacina. Por conta de possíveis reações adversas, é necessário buscar orientação clínica antes de se vacinar. O médico precisa emitir uma declaração de que o paciente está apto a receber a vacina. É indicado que seja o médico que já faz acompanhamento com o paciente.

Para ter acesso a mais informações sobre a vacinação contra a febre amarela, acesse o link: http://www.dive.sc.gov.br/febre-amarela/

Quem não deve tomar a vacina:

- Pessoas com imunossupressão secundária à doença ou terapias.
Imunossupressoras (quimioterapia, radioterapia, corticoides em doses elevadas).
- Pacientes em uso de medicações antimetabólicas ou medicamentos modificadores do curso da doença (Infliximabe, Etanercepte, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacept, Belimumabe, Ustequinumabe, Canaquinumabe, Tocilizumabe, Ritoximabe).
- Transplantados e pacientes com doença oncológica em quimioterapia.

- Pessoas que apresentaram reação de hipersensibilidade grave ou doença neurológica após dose prévia da vacina.
- Pessoas com reação alérgica grave ao ovo.
- Pacientes com história pregressa de doença do timo (miastenia gravis, timoma).


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS