quinta, 28 de março de 2024
Geral
05/04/2019 | 10:07

Creche de Itajaí cria Bebeteca para aproximar as crianças dos livros

Bibliotecas e videotecas já são termos conhecidos no cotidiano escolar, mas o Centro de Educação Infantil (CEI) João Victorino, no bairro Rio Bonito, foi além. Cerca de 380 crianças frequentam a “Bebeteca”: uma biblioteca voltada à primeira infância para incentivar a leitura por meio da metodologia fruitiva. Ou seja, os pequenos podem manusear os livros, ouvir e contar histórias a partir das imagens. Os pais dos alunos também podem retirar as obras emprestadas para desenvolver a atividade em casa.

Com pufes, almofadas, tapete e até uma rede, as crianças frequentam o ambiente três vezes por semana. Durante 30 minutos, eles são imersos em atividades alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que garantem os direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento da criança.

Desde julho de 2018, a professora doutora em literatura, Adair de Aguiar Neitzel, realiza uma formação para os educadores por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

“Com essa capacitação, nossos profissionais ficam mais preparados para aproveitar o espaço da melhor forma com os alunos”, relata a diretora do CEI, Juliana Pereira Nunes Furman.

O método utilizado contribui para a construção da relação da criança com o livro a partir da apreciação: os pequenos transformam o livro em brinquedo e reconhecem-no como um importante objeto cultural. Por conta disso, há mais chances dessas crianças se tornarem leitores no futuro. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS