quinta, 25 de abril de 2019
20/03/2019 - 14:50
Imagem meramente ilustrativa

O outono no Hemisfério Sul começa oficialmente às 18h58 (hora de Brasília) desta quarta-feira 20 de março.

O outono astronômico começará hoje às 18 horas e 58 minutos com o equinócio de outono. Nessa estação, para nossa região ocorre uma diminuição no total das precipitações e temperaturas. As precipitações históricas para o trimestre de abril, maio e junho são 124, 115 e 106 mm respectivamente. A média das temperaturas máximas são 27,1°C, 24,2°C e 22,1°C. As mínimas são 18,0°C, 14,6°C e 12,5°C. O outono desse ano estará sob a influência de um El Niño fraco.


Uma das principais características do outono no Brasil é a redução da frequência e do volume médio de chuva na maioria das áreas do país. A Região Sul, especialmente os estados de Santa Catarina e do Paraná, é a única que não sente a drástica mudança no padrão de chuva. Temporais ainda ocorrem com a passagem das frentes frias.

Em relação à temperatura, o outono marca a passagem das primeiras massas de ar frio de origem polar de forte intensidade sobre o Brasil. Em geral, estas ondas de frio começam a surgir em maio, mas já ocorreram ondas de frio muito fortes em abril.

Outono com El Niño

O grande diferencial do outono 2019 será a influência de um El Niño, que mesmo estando com fraca intensidade, vai interferir no padrão de chuva e de temperatura da estação. A expectativa é de que o El Niño persista até o fim de junho, mas enfraquecendo cada vez mais.

Além do El Niño, o outono de 2019 começa com a temperatura do oceano Atlântico Sul acima do normal. A presença de um El Niño, mesmo que fraco, faz com que as ondas de frio tenham menor frequência, e que consequentemente exista tempo para que as temperaturas voltem a subir e manter uma sensação agradável, até a chegada de uma próxima onda de frio. Algumas massas polares fortes vão passar pelo Brasil durante o outono provocando frio no centro-sul do país, mas por curto período.

A chuva do começo do outono não obedece aos padrões típicos da estação.

Quarta, 24 de abril de 2019
Ladrão furta Millium em Itajaí
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros