quinta, 28 de março de 2024
Geral
19/03/2019 | 13:54

Bebeteca Modelo de Itajaí realiza ação especial na próxima quarta-feira

Quem acredita que os livros são objeto de desejo apenas das crianças maiores ou dos adultos está enganado. O contato com os livros desde os primeiros anos de vida permite que a criança interaja com o livro como faz com um brinquedo, incluindo-o em sua rotina e, portanto, tendo mais chance de se tornar um leitor. É pensando em um local para atividades que permitam o acesso ao livro e à leitura já na primeira infância que a Bebeteca Modelo da rede municipal de ensino de Itajaí retoma as suas atividades neste ano e realiza na próxima quarta-feira, dia 27 de março, às 14h, no Centro de Educação Infantil (CEI) João Victorino, uma atividade especial para valorizar a importância do espaço na educação infantil.

O projeto "Bebetecas – o direito da criança pequena à leitura do literário" é uma das ações do projeto de extensão Proler da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Ele está vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e à Escola de Educação da Univali, e realiza-se em parceria com a Secretaria de Educação de Itajaí. A iniciativa partiu de uma das pesquisas do Grupo Cultura, Escola e Educação Criadora, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Univali, com a dissertação intitulada "Bebetecas: Um Espaço de Mediação do Literário com Crianças Pequenas", de autoria de Francislaine Hasper, sob orientação da professora Adair de Aguiar Neitzel, e da experiência das pesquisadoras junto à Bebeteca do Centro de Educação Infantil (CEI) Darlan Dotto Wiersinski, de Itajaí.

O CEI João Victorino, localizado na Avenida Nilo Bittencourt, no bairro São Vicente, em Itajaí (SC), foi escolhido para o desenvolvimento do projeto piloto. Os professores do Centro participaram de formações relacionadas ao projeto e educadores envolvidos colaboraram na construção do espaço, com sugestões. Nesta quarta-feira, haverá uma atividade na Bebeteca mediada pelas professoras, com as turmas de alunos de cinco meses a cinco anos, no ambiente que garante às crianças pequenas o direito à leitura.

Para a professora Adair Neitzel, coordenadora do projeto, a Bebeteca possui importância social e para a comunidade científica. "Precisamos valorizar mais a atividade de leitura. Nossa proposta está alinhada aos princípios da Base Nacional Curricular Comum e visa a formação de leitores mirins, por meio do contato com o livro pela metodologia da literatura fruitiva", explica. A docente ressalva que a intenção é de que, no futuro, o projeto amplie-se e torne-se realidade em outros Centros.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS