quinta, 28 de março de 2024
Geral
Imagem meramente ilustrativa
18/03/2019 | 14:24

Porto de Itajaí recebe Décima Sexta atracação da montadora General Motors

No sábado, 16 de março, o Porto de Itajaí recebeu sua décima sexta embarcação com 1136 veículos a bordo do navio GENERAL SAN MARTIN, importados da montadora General Motors (GM-Chevrolet).

De bandeira liberianao naviopossui 176 metros de comprimento por 32 de boca (largura), e pertence ao Armador Maruba. A embarcação partiu do Porto de Zarate na Argentina e esta é a primeira vez que o navio GENERAL SAN MARTIN atraca no Porto de Itajaí.

Nesta operação somente veículos do modelo CRUZE foram desembarcados somando o total de cargas de 1.460.967,00 quilos.

A embarcação atracou às 09:30 horas de sábado no berço 3 (porto público), e foi operado pela APM Terminals (empesa arrendatária do Porto de Itajaí), utilizando-se do recinto alfandegado do porto público.

De acordo com informações da Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, as operações foram programadas para acontecer durante o sábado nos períodos vespertino e noturno. Cerca de 80 a 100 veículos foram movimentados por hora e o término das operações encerraram às 02:00 horas de domingo, 17 de março, seguindo roteiro marítimo para o Porto de Rio de Janeiro (RJ).

A primeira atracação “teste” aconteceu em 09 de junho, quando foram desembarcados 500 veículos do modelo Cruise a bordo do navio de bandeira do Panamá, APOLLON HIGHWAY. Com a atracação deste sábado, a décima sexta, o somatório total até agora é de 18.694 veículos importados da montadora General Motors/Chevrolet.

Esse tipo de movimentação em portos é conhecido pelo sistema ROLL ON ROLL OFF – quando os veículos são conduzidos para fora do navio e encaminhados para uma área primária do porto. Como praxe, os veículos descem por uma rampa sendo conduzidos ao Armazém 03 onde recebem vistoria por parte de profissionais da Gerência de Operação Portuária. Após o período de vistorias, os veículos são direcionados para uma nova área de apoio logístico locado pela APMT – empresa arrendatária do Porto de Itajaí.

No novo local, os veículos são carregados para as “Cegonheiras” e por fim, transportados aos seus locais de destino. Depois de passarem pelo serviço de nacionalização tem destino programado para as regiões Sul e Sudeste do país.

Desde novembro, a APM Terminal passou a atender com frequência quinzenal navios do tipo ROLL ON ROLL OFF, para a importação de veículos. Recentemente o contrato foi assinado com a APM Terminals para a vigência de um ano, após a fase de operações testes em Itajaí com linhas marítimas de diferentes países, entre eles os Estados Unidos, México, Brasil e Argentina.

“A oportunidade de Itajaí receber o desembarque desses carros comprova a capacidade de nossos trabalhadores portuários, a eficiência de nosso porto e a importância de nossa cidade. É mais um passo para a recuperação da movimentação de cargas no nosso Porto e estes carros têm grande valor agregado afetando diretamente nossa arrecadação”, destacou Volnei Morastoni – Prefeito de Itajaí.

Desde março de 2018, membros responsáveis da Superintendência do Porto de Itajaí, Gerência e diretores de Relações Governamentais da General Motors no Brasil – Gestão Logística (TEGMA), diretores da  APM Terminals de Itajaí, diretores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Prefeitura Municipal de Itajaí através das Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Fazenda e Procuradoria Geral do Município, realizaram reuniões em busca do procedimento correto para a operação fluir da melhor maneira possível, não afetando as demais operações no cais público e nem afetando o trânsito de Itajaí para o momento de transferência dos veículos e consequentemente para o novo pátio locado pela APMT.

A montadora GM – Chevrolet, é pioneira no Brasil no seguimento de transporte marítimo de veículos e o Porto de Itajaí tem histórico associado a estas operações de cargas ROLL ON – ROLL OFF quando nas décadas de 1980, 1990 e 2000, operaram com os principais Armadores que atuam nessa área.

Para o restante deste mês, a Superintendência do Porto de Itajaí através de sua Gerência de Operações informa que o próximo navio de veículos da GM está programado para o dia 22 de março.

Acredita-se que até o final deste mês, possivelmente o Porto de Itajaí receba até 20mil veículos importados pela montadora GM.

“Com um trabalho conjunto da comunidade portuária de Itajaí, nós conseguimos atrair a General Motors que detém um contrato operacional de um ano e em relação a Superintendência, é um trabalho que estamos fazendo, não estamos arredando nem um minuto daquilo que a gente vem assumindo de compromisso, algumas vezes de uma forma muito difícil, mas honrando cada um destes passos, para que efetivamente Itajaí volte a ter a sua fatia no mercado. O que nós temos que fazer é manter nossa qualidade de serviço, a nossa modicidade tarifaria e estar atento as demandas de mercado para que possamos não só manter a GM aqui quanto podemos trazer outras novas linhas. É uma busca incessante de melhorar nossa qualidade de serviço, de oferta e de infraestrutura. Volto a dizer que é um orgulho conseguir tudo que nós conseguimos sobre o que vem sendo realizados nestes últimos dois anos, porque em um comparativo com outros portos públicos, nós estamos muito a frente. Estamos fazendo acontecer”, acrescentou o Engº Marcelo Werner Salles – Superintendente do Porto de Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS