quinta, 28 de março de 2024
Geral
15/03/2019 | 17:45

Superintendência do Porto de Itajaí oferta palestras para profissionais que atuam no trade portuário local

A Superintendência do Porto de Itajaí, através de sua Gerência de Meio Ambiente (GEAMB), abriu em seu cronograma de atividades ofertando palestras e diversos eventos aos profissionais que atuam em operações portuárias de Itajaí.

A ação está em análise provisória e visa aproximar os trabalhadores que estão envolvidos nos diversos serviços do “trade portuário”, permitindo ampliar seus conhecimentos em questões de segurança e prevenção de acidentes em ambientes de trabalho, ações de emergência, assim como palestras referentes a saúde do trabalhador portuário entre outras modalidades ofertadas.

De acordo com a Gerente de Meio Ambiente, Médelin Pitrez dos Santos, todas as palestras serão oferecidas de forma gratuita, “A ideia neste ano de 2019 é abrir para a comunidade, geralmente pessoas voltadas a esta área como bombeiros, agentes de defesa civil, voluntários, e outros que participem dos treinamentos promovendo a integração entre o Porto de Itajaí e estes agentes.

Em certos casos de situação de emergência, a Autoridade Portuária já contou com o apoio destas pessoas e muito profissionais já receberam gratuitamente diversos treinamentos, “O objetivo agora é expandir pois ao longo do ano muitos eventos estão para acontecer em torno da atividade portuária. São capacitações teóricas como práticas, tudo para caso ocorra uma contingência, nós possamos contatar pessoas já treinadas e outras que tenham conhecimento na área portuária”, acrescenta Médelin.

Durante esta semana foi ministrado na sede da Superintendência do Porto de Itajaí, a Capacitação intitulada “Técnicas e Resposta a Vazamentos de Óleo em Corpos Hídricos”, em parceria com a SUATRANS. Atividades internas e externas foram praticadas através desta capacitação, e na oportunidade já foi ofertado para o público que atua na Autoridade Portuária e demais órgãos intervenientes, em que diversas empresas e órgãos ligados ao Porto de Itajaí marcaram presença.

Para o Biólogo da SUATRANS e Mestre em Biologia Marinha, Mauricio Green – profissional com 11 anos de experiência na área de Óleo e Gás e Resposta de Emergência, a palestra é essencial para melhorar o tempo de resposta em situações críticas ou de emergência, “As pessoas vão usar essas técnicas num ambiente que pode acontecer um acidente, e caso aconteça, elas vão entender o que está acontecendo, saber quais técnicas estão sendo utilizadas e vão poder desempenhar um papel melhor durante a emergência” explica Maurício.

Para o Engº e Superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles, o oferecimento de cursos e demais atividades similares para todos os colaboradores, é de extrema importância, “Estamos procurando diversos caminhos para ofertar estas palestras e cursos para estes colaboradores de órgãos intervenientes, para a fim de treina-los para ações mais qualificadas, e que cada vez mais os envolvidos estejam mais preparados para a sua rotina diária”.

Para todos que atuam junto aos órgãos intervenientes do complexo portuário de Itajaí e demais efetivos de órgãos associados ao meio ambiente, segurança ou defesa civil da região da AMFRI (prestadores de serviços diretamente ou indiretamente ao Complexo Portuário de Itajaí), ou que residem em localizações próximo às áreas primárias, poderão realizar seu cadastro entrando em contato pelo telefone (47) 3341-8065 ou através do e-mail meioambiente@portoitajai.com.br

No ato do cadastro o participante também receberá informações sobre agenda de matrículas e inscrições para futuros cursos, capacitações e palestras.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS