quinta, 18 de abril de 2024
Geral
15/03/2019 | 16:37

Cervejarias artesanais são atrativos turísticos em Itajaí

O mercado das cervejarias artesanais tem se tornado um atrativo turístico em Itajaí. Novas marcas e microcervejarias surgiram nos últimos anos atraindo atenção para a cidade e conquistando premiações de nível nacional e internacional, inclusive no Festival Brasileiro da Cerveja – que ocorre até sábado (16), em Blumenau. Atualmente, o município conta com sete marcas de cervejas, mais de 60 estilos produzidos e três fábricas abertas para visitação e degustação.

Presidente da Associação das Microcervejarias Artesanais de Santa Catarina (Acasc) e sócio da primeira cervejaria da cidade, a Itajahy, Alexandre Mello avalia que o município se tornou uma opção turística para os apreciadores de cervejas artesanais, obtendo representatividade e acompanhando o crescimento do mercado nos últimos anos. Para ele, a produção da cidade é excelente, com cervejarias premiadas e ótimas marcas ciganas – cervejarias que não possuem fábrica própria e terceirizam a produção.

“Nosso litoral, que já é muito conhecido pelas belezas naturais, se desenvolveu bastante no quesito cervejeiro. Isso só complementa a vocação turística da região, pois existe um crescente mercado para o turismo cervejeiro. Esse tipo de atrativo faz com que o turista fique mais tempo na cidade e proporcione mais renda para o comércio e os serviços locais”, afirma.

Porter, pilsen, ipa, fruit beer, weiss, witbier, APA e lager. Esses são apenas alguns dos quase 60 estilos de cervejas produzidos pelas marcas de Itajaí, que têm recebido apoio e incentivo da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos.

“As microcervejarias da cidade têm ganhado espaço no mercado, conquistado premiações e cada vez mais público em busca de novas experiências, sabores e qualidades. Essa produção se tornou um atrativo turístico importante, que tem sido incentivado e valorizado pelo município nas festas locais. Além disso, as cervejarias se tornaram um roteiro de visitação e degustação para turistas e moradores”, destaca o secretário de Turismo de Itajaí, Evandro Neiva.

Roteiro cervejeiro

Em Itajaí, o turismo cervejeiro tem opções variadas. Primeira a se instalar na cidade, a Cervejaria Itajahy atua há cinco anos no mercado e já tem 20 premiações nacionais e internacionais. Com fábrica própria, produz 10 cervejas de linha e mais de 20 sazonais. Há seis meses, a Faroeste Beer também entrou no mercado. Com fábrica no Brilhante, produz 15 estilos de cervejas e conquistou sua primeira medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja 2019.

A Green Coast é outra marca local recente – iniciou sua atuação há quase dois anos. Produz 12 estilos de cerveja em sua fábrica, que fica localizada no Rio do Meio. Premiada, a cervejaria possui pub para degustação dos produtos durante o inverno. As três fábricas são abertas para visitação mediante agendamento.

A BeerBro também conta com fábrica própria na cidade, porém até maio o espaço está em reforma e não abrirá para visitação. A cervejaria produz quatro estilos e tem mais de 80 pontos de venda em Itajaí e região. Além dessas, o município possui três marcas ciganas com produção terceirizada de cinco estilos diferentes de cerveja: a Sarcástica Crazy Beer, Samurai Craft Beer e a Oggin Craft Beer.

Alguns dos produtos itajaienses já estão à venda em restaurantes, bares, pubs e supermercados da região. Até este sábado (16), as cervejarias Itajahy, Faroeste e Green Coast estão com estandes no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau. A Marejada 2019, que ocorre de 8 a 20 de outubro no Centreventos Itajaí, também abrirá espaço para exposição e venda dos rótulos das cervejarias artesanais da cidade, como forma de valorizar os produtos locais.

Cervejarias para visitação:

Faroeste Beer
Atendimento ao público nas quartas e quintas-feiras das 8h às 18h; nas sextas das 8h às 19h; e aos sábados das 10h às 16h. Recepção de excursões somente com agendamento.
Endereço: Rua Serafim Gamba, nº 6050 – Brilhante
Telefone: (47) 99191-2875 | E-mail: leonardo@faroeste.beer

Green Coast Cervejaria
Atendimento ao público para visitação e degustação sob agendamento. Conta com pub dentro da fábrica que atende durante o inverno, nas quintas-feiras, das 19h às 23h, e sábados em eventos mensais divulgados pelo Facebook.com/cervejariagreencoast.
Endereço: Rua Marcos Albino, 4850 – Rio do Meio
Telefone: (47) 99676-6574 ou 4141-0101 | E-mail: cervejariagreencoast@gmail.com
Pub que abre no inverno – quinta, das 18h às 22h, e sábado, 10h às 17h

Cervejaria Itajahy
Atendimento ao público diariamente para visitação e degustação, porém é necessário agendamento prévio.
Endereço: Rua Uruguai, nº 1314 – Centro
Telefone: (47) 3348-8484 | E-mail: contato@cervejariaitajahy.com.br

BeerBro
Fábrica está fechada para reforma até maio de 2019. Após abrirá ao público para degustação e visitação sob agendamento.
Endereço: Rua Donato Pereira, nº 160 – Fazenda
Telefone: (47) 99254-0022

Cervejarias com fábrica terceirizada:

Oggin Craft Beer
Ponto de venda: Rua Brusque, n° 815, sala 02 – Centro | Horário de atendimento: 9h às 17h
Telefone: (47) 99991-7501 | E-mail: contato@oggin.com.br

Samurai Craft Beer
Ponto de venda: Comercializa o estilo new england ipa em empórios, pubs e eventos.
Telefone: (47) 99987-1056 | E-mail: contato@samurai.beer

Sarcástica Crazy Beer
Ponto de venda: Comercializa os estilos double ipa e kiwi soer em pubs, bares e empórios de Itajaí.
Telefone: (47) 99955-8544 | E-mail: contato@sarcasticacrazybeer.com.br


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS