quinta, 28 de março de 2024
Geral
14/03/2019 | 13:28

Univali lança Mestrado Internacional em Direito das Migrações Transnacionais

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) está com inscrições abertas até o dia 10 de abril para um novo curso, o Mestrado Profissional Internacional Conjunto em Direito das Migrações Transnacionais, conjunto da Univali e da Università degli Studi di Perugia (UNPG), da Itália. O curso de pós-graduação stricto sensu contempla o primeiro mestrado profissional internacional conjunto no Brasil recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A formação avançada tem foco na análise e resolução de problemas reais da área migratória, com conhecimentos específicos altamente qualificados e atualizados, unindo a teoria com a prática. Trata-se de uma proposta pioneira e inovadora, em que os mestrandos obrigatoriamente cursam parte do curso no Brasil e outra parte na Itália. Ao final do mestrado o participante recebe um diploma único expedido pelas duas universidades.

O mestrado tem como área de concentração "Fundamentos Jurídicos da Migração Transnacional" e duas linhas de pesquisa, que são "Direitos Humanos e Migração" e "Regulação do Fenômeno Migratório Transnacional". Com duração de 18 meses e possibilidade de prorrogação por mais seis meses, as atividades serão desenvolvidas em português e italiano, podendo-se também utilizar o espanhol e o inglês.

Os brasileiros ingressantes no mestrado terão aula uma vez por mês na Univali, em Itajaí (SC), em regime intensivo, e pelo período aproximado de dois a três meses deverão obrigatoriamente cursar disciplinas na UNIPG-Itália e fazer visita técnica na Itália, no período determinado no calendário acadêmico. Já os italianos ingressantes deverão cursar disciplinas no Brasil pelo período de três meses, também no período determinado no calendário acadêmico.

O professor Rafael Padilha dos Santos, coordenador do mestrado na Univali, salienta que o curso atende às demandas latentes no mercado de trabalho no tema das migrações transnacionais. "Este mestrado possibilitará aos participantes maior competitividade em âmbito nacional e internacional, por meio da articulação do conhecimento atualizado, do domínio metodológico e da aplicação orientada ao campo da atuação profissional no tema das migrações", afirma.

Inscrições e seleção

São ofertadas 10 vagas para ingressantes pela Univali e outras 10 vagas pela UNIPG. As inscrições seguem até o dia 10 de abril, com homologação prevista para o dia 11.  O processo seletivo, sob a responsabilidade de uma comissão especial, consistirá na realização de entrevistas com os candidatos no dia 15 de abril, na sala de reuniões do Programa de Pós-Graduação e Ciência Jurídica, localizada no 4º piso do bloco D1, no Campus Itajaí. Será possível o agendamento de entrevistas via Skype a candidatos que residam em outro Estado ou no exterior, desde que contatem a secretaria até o dia 11 de abril, pelo telefone (47) 3341-7519 ou pelo e-mail leiafranco@univali.br. Para acessar o edital com os detalhes do processo clique aqui.

Mais informações:(47) 3341-7519, no Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Univali |  (47) 99984-2587, com o professor Rafael Padilha dos Santos.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS