quinta, 28 de março de 2024
Geral
14/03/2019 | 13:24

Saiba como se prevenir contra micoses com a chegada do outono

Com a chegada do outono, na próxima quarta-feira (20), o sol e a praia dão lugar à chuva frequente e aos agasalhos quentinhos. A umidade é uma das principais causas das micoses e pode se intensificar nesta época do ano. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí orienta sobre os cuidados, especialmente com crianças, idosos e gestantes.

O foco das infecções originadas pelo crescimento excessivo de fungos são as áreas mais úmidas do corpo. As micoses podem afetar a pele, o couro cabeludo e as unhas. Além da umidade, o desenvolvimento das infecções está relacionado a diversos fatores, como sistema imunológico baixo, consumo excessivo de açúcar ou alergias.

As micoses podem apresentar sintomas como coceira, vermelhidão ou escurecimento da área afetada, além de manchas na pele. Caso perceba o aparecimento de um desses sinais, procure a unidade de saúde mais próxima para atendimento.

Dicas e cuidados
A enfermeira da Saúde da Criança, Daniela Silva, reforça a importância de secar bem o corpo. “A população precisa dar atenção diária com as dobras da pele, como axilas, virilhas e dedos dos pés”, destaca.

Daniela orienta ainda a não ficar com roupas molhadas por muito tempo e evitar contato prolongado com água e sabão, bem como o uso de roupas muito justas. Procure evitar também os tecidos sintéticos, principalmente nas roupas íntimas. Prefira tecidos leves como o algodão. Além disso, não é indicado usar roupas, calçados, pentes, toalhas, bonés e objetos íntimos de outras pessoas.

Outra dica é não andar descalço em pisos úmidos, como lava pés, vestiários e saunas, bem como evitar mexer na terra sem usar luvas. Para quem tem animais de estimação, como cães e gatos, vale observar a pele e o pelo do bichinho para perceber alterações, como descamação ou falhas, e procurar um veterinário.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS