sexta, 19 de julho de 2019
01/03/2019 - 13:25

Itajaí: Saúde orienta foliões para prevenção de doenças durante Carnaval

Equipe da Gerência de Vigilância em Saúde vai atuar no sábado (02) e na segunda-feira (04)

A Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí vai marcar presença no Carnaval para orientar os foliões sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. A equipe da Gerência de Vigilância em Saúde entregará para os foliões kits com material informativo e leques, preservativos masculinos e femininos, géis lubrificantes e squeezes.

A ação preventiva começa no sábado (02) durante o evento ?Folia Afro?, em frente à Casa da Cultura Dide Brandão, das 10h30 às 14h. Após as manifestações culturais, o bloco da Saúde acompanhará os foliões pela rua Hercílio Luz até o Mercado Público, onde seguirá com as orientações para o público até as 21h.

Na segunda-feira (04), a equipe da Vigilância Epidemiológica vai distribuir kits de prevenção em frente ao ferry-boat, para atingir o público que irá para o Navegay, e no Mercado Público de Itajaí, das 16h às 21h.

> Confira a programação completa do Carnaval em Itajaí

?O objetivo dessas ações é orientar a população sobre as infecções sexualmente transmissíveis, o HIV/AIDS, a prevenção combinada e os testes rápidos para diagnóstico. O objetivo é minimizar a contaminação por esses agravos no município?, explica a pedagoga da Gerência de Vigilância em Saúde, Edna dos Santos Carvalho Laverde.

Casos aumentam após o Carnaval

Neste ano, Itajaí já registrou 124 casos de sífilis, sendo 36 deles em gestantes e um de sífilis congênita, 18 casos de AIDS, 41 casos de HIV e dois casos de hepatites virais. Porém, após o Carnaval a tendência é que esses números aumentem.

?A falta de cuidado durante o Carnaval acaba refletindo nos números nos meses seguintes. Observa-se um aumento de casos de HIV/AIDS, sífilis e hepatites nos meses de março e abril, por exemplo?, explica Edna.

Para reduzir esses índices, as ações de orientação são fundamentais. Os foliões podem retirar camisinhas nas unidades de saúde e no Mercado Público. Os testes rápidos para diagnóstico também são oferecidos gratuitamente nos postinhos.

Quinta, 18 de julho de 2019
Virada BC inicia nesta quinta-feira
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros