sexta, 29 de março de 2024
Geral
22/02/2019 | 11:09

Desafio de Highline será realizado este sábado, nas Ilhas Itacolomi em Balneário Piçarras

As Ilhas Itacolomi em Balneário Piçarras serão palco de muita adrenalina no dia 23 de fevereiro. Isso porque vai ser realizada a primeira travessia entre duas ilhas em alto mar no Brasil, com o highline. Serão quatro atletas profissionais da região atravessando em uma fita com 80 metros de comprimento. Para dar ainda mais adrenalina e emoção ao esporte, todo esse percurso será feito a 35 metros de altura, o que equivale a mais do que um prédio de 10 andares.

 

Os atletas participantes já possuem experiência com slackline, que é a modalidade similar, porém mais próxima ao chão. Participarão diversos atletas da região, como Henrique Pereira, de Balneário Piçarras, que ficou em segundo lugar na competição de slackline ocorrida em janeiro; Diogo Fernando, de Blumenau, que pratica há sete anos o esporte; Francisco Vanzuita, de Itajaí, que faz sclackline há cinco anos e é especializado em highline e trabalhos de aventura nas alturas; e também Jonathan Czarny, de Itapoá, que pratica o esporte há quatro anos.

 

A travessia está marcada para começar às 10h e toda a comunidade está convidada para prestigiar esse evento nada comum no país. Como as Ilhas ficam a uma certa distância da costa, será preciso ir até o local de barco, podendo ser próprio, alugado, ou ainda com as escunas que já fazem a travessia e nesse dia estarão com um preço promocional de R$30 por pessoa, fazendo o passeio até a Ilha Feia e depois parando nas Ilhas Itacolomi para ver o espetáculo de adrenalina e equilíbrio.

 

Para Diogo Fernando, que vai participar do highline, essa é uma grande oportunidade de consolidar o esporte em Santa Catarina. "Essa travessia será a primeira da modalidade no Brasil e isso acontecer aqui em meu estado dá um gostinho especial para toda a equipe que está ansiosa por mais essa oportunidade de nos desafiarmos e testarmos nossos limites ao máximo", comenta o atleta.

 

O que é highline?

Conseguir se equilibrar em uma fita presa pelas pontas há muitos metros de altura do chão é basicamente o resumo do que é o highline. A modalidade é uma versão do sclackline (linha folgada) que surgiu por volta da década de 1980, quando um escalador que estava acampado no Parque Yosemite nos Estados Unidos, esperando por uma janela climática, resolveu andar sob uma das cercas de correntes do parque. Percebendo o potencial, resolveu esticar suas fitas entre duas árvores para praticar melhor. A brincadeira fez sucesso entre os escaladores e o parque passou a utiliza a modalidade como exercício para concentração e equilíbrio. Logo alguns dos atletas resolveram levar a fita para o topo de uma montanha para praticar a centenas de metros do chão, nascendo o highline (linha alta).

 

Lenda das Ilhas Itacolomi

Dois rochedos no meio do mar que trazem consigo uma lenda. As Ilhas Itacolomi, localizadas em Balneário Piçarras, seriam a representação do casal formado pela índia Açaúna e um homem branco. Reza a lenda que Açaúna, filha do chefe da Tribo Carijó, estava prometida ao chefe dos índios Botocudos, um homem muito mal. Mas ela teria encontrado um homem branco que havia naufragado e estava doente, cuidou dele e se apaixonou. Até que o chefe dos Botocudos veio à tribo para buscar sua noiva, viu ela com outro homem e deu início a uma guerra. Mesmo grávida, o casal se jogou ao mar, durante uma forte tempestade. Dois rochedos puderam ser vistos no horizonte a partir daí, num local onde antes não havia nada. Essas grandes pedras seriam o casal Açaúna e o homem branco que permanecem até hoje de mãos dadas, mostrando que não há nada que separe o verdadeiro amor


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS