sexta, 29 de março de 2024
Geral
18/02/2019 | 14:37

Prefeitura de Balneário Piçarras solicita conscientização referente ao descarte de lixos

Até o momento a Defesa Civil diagnosticou grandes alagamentos em 44 ruas de Balneário Piçarras, devido a quantidade de chuva do final de semana. A prefeitura pede conscientização da população quanto ao lixo despejado de forma irregular.

 

Nas últimas 48h, foram acumulados 218.22mm de água no município, o equivalente a 20 dias de chuva. A quantidade de água fez com que cerca de 200 famílias fossem atingidas por alagamentos. Um dos motivos para o alagamento é a obstrução da vazão de água, causadas principalmente por lixos. "O acúmulo de lixo evita que a água chegue à rede de drenagem, gerando alagamentos e até inundamentos", explica Aires Testoni, Secretário de Obras.

 

Na última semana, a Secretaria de Obras divulgou um relatório das limpezas em bocas de lobo efetuadas em 2018. Entre os lixos encontrados com maior frequência são plásticos, papelão e materiais utilizados em construções. As equipes de limpeza alegam já ter encontrado até frauda descartável.

 

"A conscientização da população é essencial. Infelizmente é nessas horas que observamos o quanto é importante a destinação correta do lixo. Não é só dos grandes volumes de lixo, mas também, dos pequenos, da bituca de cigarro, copo plástico e resíduos menores, que em quantidade provocam grandes problemas", afirma Leobertino da Rosa Miguel, diretor da Defesa Civil.

 

A Fundação do Meio Ambiente orienta que o descarte dos dejetos deve ser feito preferencialmente nos dias em que o caminhão esteja fazendo as coletas nas ruas. "É importante também que os sacos e lixos não sejam colocados no chão, e se possível amarrados, pois em caso de chuvas fortes eles podem ser carregados pela água e obstruir as galerias de drenagem", explica Marcos Zalenski, Presidente da Fundação do Meio Ambiente.

 

As datas com os dias das coletas de lixo em cada ruas estão disponíveis no site da Recicle (http://www.reciclesc.com.br/site/roteiro-de-coleta/). Para quem está em fase de construção de obras, é importante estar atento para o armazenamento corretos de materiais, como pedra e areias. A orientação é que esses materiais nunca sejam colocados em calçadas.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS