quinta, 28 de março de 2024
Geral
15/02/2019 | 16:07

BC: Secretaria da Pessoa Idosa recebeu Selo Social

Com intuito de impactar positivamente a sociedade, o Instituto Abaçaí certificou, por meio do Selo Social, 27 organizações de Balneário Camboriú e Camboriú. Este ano, o tema do programa foi “Inovando e Integrando Balneário Camboriú e Camboriú” e 88 projetos dessas instituições foram reconhecidos. O evento ocorreu no Teatro Municipal Bruno Nitz na noite desta quinta-feira (14).

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, esteve presente no evento, e comentou sobre as ações em conjunto com a Prefeitura de Camboriú e como ambas enfrentam seus desafios. “Decidimos dar as mãos, olhando que as responsabilidades são mútuas pelos municípios, não deixando que a política partidária seja empecilho, mas que possamos agir como líderes e acharmos soluções”, falou o prefeito.

A premiação reconheceu projetos dos três setores da comunidade: Poder Público, Empresas Privadas e Sociedade Civil Organizada, certificando as organizações que participaram de encontros de formação durante o último ano e declararam seus impactos sociais.

A Secretaria da Pessoa Idosa foi contemplada com o Selo Social. O prefeito explanou sobre o Programa ABRAÇO ao Idoso, que oferece assistência 24h por dia a idosos em situação de risco ou vulnerabilidade. O trabalho é realizado por pedagoga, psicóloga, assistente social, uma advogada e um administrador. Além disso, a Secretaria da Pessoa Idosa possui mais de 80 oficinas que proporcionam a socialização, estimulam a memória, fazem bem pra saúde física e mental. Esse trabalho renderá em março a certificação internacional de “Cidade Amiga do Idoso”. O programa ABRAÇO ao Idoso obteve resultados tão positivos, que após ele foram criados o ABRAÇO ABRAÇO à Vida que atua na prevenção ao suicídio; o ABRAÇO ao Servidor.“Conseguimos com um gesto simples e com muita vontade de ajudar, mudar a vida de muitas pessoas”, disse o prefeito Fabrício Oliveira. Em breve será lançado o ABRAÇO Animal para atuar na proteção dos animais abandonados e vítimas de maus-tratos.

A presidente do Instituto Abaçaí, Carina Giunco, comemora o resultado positivo que esses projetos trouxeram. “O Selo Social tomou uma proporção muito grande, e estamos muito felizes com o resultado. Tivemos impactos sociais em todas as áreas, como saúde, educação, cultura, inclusão, meio ambiente e outros”, conta a presidente.

Esses impactos já podem ser mensurados em dados. Segundo o próprio Instituto, houve a realização de 254 mil atendimentos e cerca de 17 mil crianças e 220 mil adultos foram beneficiados de alguma forma pelos projetos. Além do certificado, o Selo Social visou reconhecer durante o evento os 220 impactos sociais que foram positivos para a comunidade com esses projetos. Carina ressalta ainda a importância que essas ações podem trazer para as próprias organizações. “Uma das inovações deste ano é que as organizações participaram em redes, todas em conjunto. Trabalhando em equipe, os resultados puderam aumentar, trazendo mais fortalecimento, recursos e parceiros para as organizações”, acrescenta Carina.

Todas as organizações e projetos selecionados receberam assessoria do instituto e passaram pelo crivo de um conselho local, de acordo com critérios preestabelecidos. As cidades foram avaliadas juntas, em razão de que as ações das empresas participantes do programa beneficiavam os dois municípios.

Outro exemplo de projeto que recebeu o Selo Social é o Concurso Estudante Cidadão, da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú. O projeto tem como objetivo estimular a reflexão entre os estudantes matriculados no Ensino Fundamental das escolas das redes pública e privada. A construção de pensamentos a respeito de temas relevantes para a sociedade, o incentivo da leitura e o desenvolvimento do pensamento crítico são algumas consequências do projeto.

O Selo Social foi patrocinado por Alcon, Green Valley, Embraed, Recibrás e Sell Engenharia, com o Instituto Abaçaí.

O tema para da próxima edição será "Planejamento", com objetivo de fomentar e desenvolver indicadores locais, e dar cada vez mais visibilidade financeira. As inscrições para o próximo ciclo podem ser feitas em www.selosocial.com/inscricao. Os encontros ocorrerão a partir de abril deste ano.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS