quinta, 28 de março de 2024
Geral
14/02/2019 | 09:17

BC: Banco Mundial apresenta pré-proposta para Sistema de Transporte Coletivo Regional

Nesta terça-feira (12), o presidente da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), prefeito Fabrício Oliveira, se reuniu com representantes do Banco Mundial e da International Finance Corporation (IFC) para dar sequência às tratativas para implantação do Sistema de Transporte Coletivo Regional (STCR). A reunião foi um desdobramento da visita feita pela comitiva da AMFRI à Brasília no dia 30 de janeiro, quando foi protocolada carta de intensão solicitando apoio de cooperação técnica para estruturar o modelo de negócios do STCR. Os técnicos vieram em busca de mais informações sobre o projeto e também para apresentar uma pré-proposta de apoio do banco.

“Apresentamos aos técnicos do Banco Mundial os detalhes da formatação e o andamento deste projeto de mobilidade urbana tão inovador e fundamental para a nossa região, que comporta cerca de 780 mil pessoas e tem carência desse tipo de transporte integrado. As dúvidas dos técnicos foram esclarecidas e eles colheram os subsídios que precisavam para o passo seguinte, que é o de aprofundamento da análise para a consolidação da parceria”, comentou o presidente da Amfri, prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira.

Durante a manhã foram feitas as reuniões técnicas na AMFRI, onde foi apresentada a proposta para constituição do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMFRI - que é quem vai gerir o transporte regional e feita apresentação detalhada do projeto de engenharia. O Banco Mundial apresentou uma proposta de submissão do projeto ao Global Infrastructure Facility (GIF), que é uma plataforma mundial de apoio a projetos, principalmente nas áreas de energia, saneamento e mobilidade urbana, sediada em Washington. Participaram do encontro o diretor Regional de Transportes para a América Latina, Juan Gaviria e a gerente Sênior para a América Latina, Bianca Alves, ambos do Banco Mundial sediado em Washington; o Analista Sênior para a América Latina, Grégoire Gauthier, do Banco Mundial sediado em Brasília e os analistas do IFC sediado no Rio de Janeiro, Felipe Camacho e Otávio Fernandes; além do presidente da AMFRI, Fabrício Oliveira, o presidente do Conselho Consultivo da InovaAmfri, Paulo Bornhausen e o projetista Edésio Lopes.

Durante a tarde, foi realizada reunião na sede do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), em Florianópolis, em que participaram a comitiva do Banco Mundial e técnicos da Amfri e do BRDE para tratar de eventual acordo de cooperação para transferências de fundos para viabilizar a implantação do projeto.

Na sequência houve reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico Social do Estado, Lucas Esmeraldino, e com a deputada estadual, Ana Paula da Silva, onde ficou decidido que será agendada uma próxima reunião técnica para tratar exclusivamente de como o Estado vai apoiar e interagir com esse projeto.

O Sistema de Transporte Coletivo Regional é um projeto pioneiro no Brasil pela proposta de gestão consorciada e poderá ser o primeiro de transporte coletivo em nível mundial com 100% da frota movida a energia elétrica. Ele é composto por 11 linhas integradas, que conectam os 11 municípios da AMFRI, de forma multimodal.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS