No dia 26 de fevereiro, a Secretaria de Assistência Social e o Instituto Abaçaí irão reconhecer 13 organizações e 29 projetos de Balneário Piçarras com o Selo Social 2018. A certificação acontecerá no Museu Oceanográfico, a partir das 19h30.
Serão certificados entidades e projetos dos três setores da comunidade - Poder Público, empresas privadas e sociedade civil organizada. A solenidade reconhecerá ainda 85 impactos sociais que foram positivos para a comunidade de Balneário Piçarras a partir desses projetos.
A secretária de Assistência Social, Ana Paula Ribeiro Stiebler explica que existem critérios para receber o selo "Nem todas as organizações que participaram serão certificadas. As instituições que elaboraram o projeto e cumpriram seus objetivos junto aos critérios exigidos pelo Instituto Abaçaí irão receber a certificação".
O Selo social é um certificado concedido a empresas, entidades sociais e órgãos públicos que demostrem compromisso Social. Durante o processo de certificação, os setores se mobilizam na promoção de ações em benefício da comunidade por meio dos objetivos de desenvolvimento do milênio definidos pela Organização das Nações Unidades, a ONU.
"O Selo Social tomou uma proporção muito grande e estamos muito felizes com o resultado. Tivemos impactos sociais em todas as áreas, como saúde, educação, cultura, inclusão, meio ambiente e outros", comemora a presidente do Instituto Abaçaí, Carina Giunco.
A Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo é uma das entidades que receberam o Selo Social nos últimos três anos e têm acolhido pessoas e orientado estudantes quanto a dependência química. "Com o projeto Olhar de Perto, desenvolvido para o Selo Social, podemos prevenir estudantes de dependências químicas. Além disso, desde que recebemos a certificação, a quantidade de pessoas que buscam por auxílio aqui no sítio também têm aumentado", conta Gilberto Cardoso, presidente da Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo.
Oito das entidades certificadas são vinculados a Prefeitura de Balneário Piçarras, sendo eles o Centro de Referência da Assistência Social, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Fundação Municipal de Cultura, Instituição de Acolhimento Refúgio, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Secretaria Municipal de Educação de Balneário Piçarras, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Secretaria de Turismo.
Todas as organizações e projetos selecionados receberam assessoria do instituto Abaçaí e foram avaliados por um conselho local especial, de acordo com critérios pré-estabelecidos. O processo é totalmente gratuito aos participantes e conta com o apoio da Newell, Marpex Mar de Peixe Pescados, Vetter empreendimentos e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICAPI.