sexta, 29 de março de 2024
Geral
08/02/2019 | 11:04

Ação Ambiental movimenta trecho Bandeira Azul em Balneário Piçarras

No próximo domingo (10), a Fundação do Meio Ambiente (FUNDEMA) junto ao Museu Oceanográfico da Univali e Conselho Regional de Medicina Veterinária irão realizar um evento de conscientização ambiental na descida da Rua 1900, na praia de Balneário Piçarras. A Ação Ambiental Bandeira Azul será das 8h30 até às 11h30, com diversas atividades sobre qualidade de vida na praia.

Durante a ação, agentes da Fundema, funcionários do Museu Oceanográfico e médicos veterinários estarão à disposição dos veranistas orientando sobre os impactos do lixo para vida marinha, cuidados com os animais e haverá exposição de animas da coleção do Museu. 

Ao longo do evento será distribuído o gibi: "Prevenção - A fiel Companheira da Saúde", uma cartilha em formato de histórias em quadrinhos direcionada ao público infantil, mas seu conteúdo é válido para todas as idades. No local também haverá oficina de pintura e recreação. "A equipe da FUNDEMA e do Museu estarão recebendo o público e explicando o tema do impacto do lixo e principalmente do plástico sobre a nossa vida marinha, conscientizando as pessoas que passarem pelo evento." Explicou o Presidente da FUNDEMA, Marcos Zaleski.


O Presidente do CRMV-SC, Médico Veterinário Marcos Vinícius de Oliveira Neves explica que a presença de animais na praia pode trazer doenças para os adultos e principalmente para as crianças, que tem maior contato com a areia. Micoses de pele, outros fungos e alguns parasitas podem ser transmitidos. A saúde do animal de estimação também é posta em risco, com a chance de contrair viroses, possivelmente de animais de rua e sem vacinação. Outra questão abordada são as altas temperaturas, que podem provocar queimaduras nas patas e na pele e desequilíbrio no sistema termorregulador dos animais. "Os cães possuem mecanismos de regulação da temperatura corporal e transpiração diferentes dos seres humanos. Esta questão fisiológica faz com que cães troquem calor com o ambiente de outras formas, o que muitas vezes é dificultado em ambientes como os de praia, acarretando transtornos que podem, em casos mais graves, levar à morte do animal."


A tenda do evento estará localizada em frente ao restaurante North Beach, descida da rua 1900. Localizada na área da Bandeira Azul, que reafirma a qualidade ambiental da praia. Para esta conquista, a cidade teve que cumprir 34 critérios e obter a chancela dos comitês nacional e internacional para ser certificada.  O trecho começa na descida da Avenida Getúlio Vargas até a rua 2660, que recebeu modificações, como por exemplo, a implantação de banheiros, vagas de estacionamento exclusiva para idosos e portadores de deficiências, sinalização, além de passar a obter um programa de coleta de resíduos diferenciado, limpeza intensificada, atividades de educação ambiental e rígido controle de balneabilidade.

Programa Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul é uma certificação internacional que tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações educativas. O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education) que conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais. No total, de um universo de 4.385 praias certificadas no mundo, apenas nove estão no Brasil.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS