quinta, 28 de março de 2024
Geral
05/02/2019 | 10:03

Balneário Camboriú propõe ao IMA aumentar coletas de balneabilidade

Em reunião na tarde desta segunda-feira (04), entre representantes do Município de Balneário Camboriú com o presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Valdez Rodrigues Venâncio e técnicos do Instituto, foi solicitado o aumento da frequência das análises de balneabilidade das praias. Estavam presentes o diretor-geral da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), Douglas Costa Beber, o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd e a diretora de Desenvolvimento Ambiental, Maria Heloísa Furtado Lenzi.

Na ocasião, o presidente do IMA relatou que não possui condições de realizar mais coletas durante a semana. Com isso, o Município irá propor formalmente, um termo de cooperação técnica por meio da EMASA, para custear o valor das coletas a mais e o Instituto irá coordenar o trabalho, de acordo com a metodologia já utilizada. “Nossa proposta é aumentar de uma para três coletas por semana”, falou o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd. “Para saber se um ponto é próprio ou não, o Ima analisa os dados das últimas cinco coletas. Aumentar o número de coletas é essencial para se ter um resultado coerente com as condições das nossas praias”, disse Ike.
Conforme a metodologia do IMA, a água é considerada própria quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, houver no  máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. E, imprópria quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros. O Ima irá estudar o trâmite jurídico para ver a viabilidade dessa parceria.

Pedido para uso de biorremediador

Outro assunto em pauta, foi sobre o uso de biorremediador para auxiliar na revitalização do Rio Marambaia, pedido feito anteriormente pela Emasa. Os técnicos do IMA irão solicitar os documentos que estão em Itajaí, para fazer análise em Florianópolis e irão analisar os documentos já entregues com a proposta para utilização do biorremediador por um determinado período, como fase de testes.

“Ressaltamos ao presidente e técnicos do IMA que essa é uma ação paliativa, de resultado em curto prazo, já que estamos lançando a licitação para a construção do emissário e intensificando as ações de fiscalização e lacres de esgotos irregulares pelo Programa Se Liga na Rede”, completou o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS