domingo, 18 de agosto de 2019
04/02/2019 - 15:47

Penha capacita professores da rede municipal de ensino para as festividades do 26º Açor

Começou nesta segunda-feira, dia 4, o curso de capacitação da Rede Municipal de Ensino de Penha sobre o 26º Açor, que este ano acontecerá no município. A ação educativa tem 16 horas de conteúdo teórico e 24 horas de atividades práticas que serão divididas em 2 dias de treinamento na sede da Apae.

Com apoio do Governo Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura (Seduc) e o Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da UFSC, a capacitação conta com participação dos palestrantes Francisco do Vale Pereira, Cláudio Bersi de Souza, Acyr Osmar de Oliveira, Gelci José Coelho e Joi Cletison Alves. Penha é um dos 47 municípios integrantes do NEA e, será a segunda vez que a cidade se prepara para receber o evento.

Nesta ação será explicada sobre a dinâmica do folclore do litoral catarinense envolvendo temas do contexto histórico de Penha, desde seu descobrimento ao culto ao Divino Espírito Santo.

?No final da capacitação, professores e diretores estarão aptos para trabalhar os temas abordados durante o semestre com os alunos. Todos os trabalhos feitos nesse período serão apresentados no início dos festejos do 26º Açor?, explica o palestrante Francisco do Vale Pereira.

Para o Diretor de Cultura da Prefeitura de Penha, Eduardo Bajara, a capacitação mantém viva a base cultural açoriana do município.

?Quando habilitamos os professores sobre nossas tradições, fazemos com que ela seja ensinada as novas gerações e assim permaneça viva para as pessoas?, explica.

?Repetimos em Penha o que já acontece em outras cidades que ensinam sobre suas tradições. Independentemente de ser cultura alemã ou italiana, é a mesma história, mas com influências diferentes?, completa o palestrante Acyr Osmar de Oliveira.

No final do curso todos os participantes receberão um certificado do Projeto 26º Açor ? Festa da Cultura de Base Açoriana de Santa Catarina, com carga horária de 40h em suas unidades de ensino. No certificado terá informações sobre o conteúdo teórico e prático da capacitação.

anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros