quinta, 28 de março de 2024
Geral
04/02/2019 | 15:38

BC: Município reforça equipe para retirada de briozoários e algas na Praia Central

A Secretaria de Obras está com reforço para retirada dos briozoários e algas, organismos marinhos que aparecem na Praia Central. Além do trabalho realizado pela Ambiental, empresa de limpeza urbana, o setor destinou mais três caminhões e duas máquinas carregadeiras para agilizar a retirada destes materiais. Só no último final de semana foram 28 caminhões de algas e briozoários. Na manhã desta segunda-feira, às 7h, a praia estava limpa (veja na foto da notícia). Para resolver esse problema, o município está contratando a segunda fase de um estudo que teve início em dezembro de 2017, pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali.

O aparecimento constante de briozoários e algas na orla da Praia Central motivou o reforço da equipe de limpeza. Um servidor da Secretaria de Obras faz uma inspeção na orla durante todo o dia para identificar o aparecimento das algas e logo aciona as equipes. “Estamos iniciando a limpeza às 2h. O trabalho vai até as 10h, quando a praia já está cheia. O monitoramento é constante”, explicou o secretário de Obras, Osmar Nunes Filho, Mazoca.

Em dezembro de 2017, o município, por meio da Secretaria do Meio Ambiente em parceria com a Univali, começou um estudo sobre o aparecimento desses organismos. No mesmo mês, a Univali realizou inspeção com uso de câmera subaquática na enseada. Em janeiro de 2018, começaram os registros de arribadas na Praia Central com a participação da empresa Ambiental de limpeza Urbana. Em março, o trabalho intensificou com as coletas fotográficas com uso de câmera subaquática acoplada em trenó subaquático, que permite um monitoramento mais detalhado, para localizar as colônias. Nos meses que se seguiram foram feitas filmagens com drones, coletas de amostragens no fundo do mar e na praia, utilização de embarcações para procura de bancos de briozoários e algas, mergulhos no costão na saída do Rio Camboriú e ao norte da Ilha das Cabras. Além de ensaios preliminares em laboratório para estudar o crescimento dos briozoários.

 
Conforme relatório apresentado pela Univali, os cultivos realizados em laboratório indicam que o crescimento dos briozoários e algas está na dependência do encontro com uma microalga associada. Apesar dos esforços do município e da universidade, os estudos não identificaram a origem dos briozoários, o que está motivando a contratação e uma nova fase do estudo. “Já solicitamos a Univali que nos forneça a documentação para que possamos contratar o mais breve possível esse novo estudo que contará com mais tecnologia para identificar o que está provocando o aparecimento dessas algas. Nessa nova fase, utilizaremos modelagens matemáticas, avançaremos nos estudos de laboratório, com isso vamos identificar as correntes que estão trazendo esses organismos. Agora, especificamente a respeito das algas desse final de semana, trata-se de um fenômeno que está acontecendo no mundo inteiro”, explicou o secretário Ike Gevaerd, da Semam. A expectativa do município é que ainda essa semana esse processo de contratação possa ser finalizado.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS