quinta, 28 de março de 2024
Geral
29/01/2019 | 09:32

Vigilância Sanitária fiscaliza estabelecimentos de saúde em Itajaí

O Sistema Único de Saúde (SUS) de Itajaí também cuida da saúde da população por meio das fiscalizações realizadas pela Vigilância Sanitária. Anualmente o órgão inspeciona estabelecimentos de saúde do município, como clínicas, consultórios médicos e odontológicos, farmácias, serviços de nutrição e dietética, transporte de pacientes, ortóptica, entre outros. Neste mês de janeiro, as inspeções já foram retomadas. O objetivo é eliminar, reduzir e prevenir riscos à saúde da população.

A Vigilância Sanitária de Itajaí conta com equipes específicas para atuar nas áreas da saúde e de interesse à saúde, composta por profissionais treinados pela Vigilância Sanitária Estadual. Anualmente, esses estabelecimentos precisam renovar o alvará sanitário para continuar desenvolvendo suas atividades na cidade.

Na fiscalização, os profissionais verificam toda a parte documental dos profissionais que atuam no estabelecimento de saúde, como a formação de cada um e o registro junto ao conselho de classe. Também é vistoriada a área física, a higiene do local, a maneira com que os instrumentos são esterilizados e armazenados, bem como os cuidados com medicamentos utilizados e com os pacientes.

“Os fiscais seguem um roteiro de inspeção determinado pela Anvisa para garantir que os serviços estejam sendo prestados de maneira adequada e sem riscos à saúde da população. O consumidor também pode nos ajudar nessa fiscalização, cobrando o alvará sanitário do estabelecimento, que deve estar exposto em local visível ao público. Fazendo isso, evita-se o risco de buscar atendimento em uma clínica clandestina”, explica a diretora da Vigilância Sanitária, Helena Gonçalves.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS