quinta, 28 de março de 2024
Geral
22/01/2019 | 18:07

PROCON/BC divulga pesquisa de preços de material escolar

Um novo ano se inicia e com ele também começam as preocupações por parte dos pais e estudantes na renovação e compra de materiais escolares para a volta às aulas, momento em que começa o grande desafio de encontrar os itens necessários que sejam de boa qualidade e ao mesmo tempo caibam no bolso do consumidor. E foi pensando nisso que o PROCON/BC realizou uma pesquisa de preço de material escolar, com o objetivo de auxiliar os consumidores quanto à média de preços praticados atualmente pelos estabelecimentos, listando quais são as marcas e lugares em que o cliente terá um maior custo-benefício.

Foi requisitada a cotação de cinco estabelecimentos, mas apenas três participaram da pesquisa, sendo eles: Livraria Catarinense, Loja Kalunga e Lojas Milium. Seguindo o padrão de materiais que costumam ser mais solicitados pelas escolas, o programa pesquisou a média de preço de 35 itens, analisando sempre os de menor valor entre as marcas disponibilizadas. Cabe ainda ressaltar que, desses 35 itens analisados, alguns se encontram sem o preço destacado por não serem disponibilizados pelos estabelecimentos ou então não venderem o item separadamente. Também é importante destacar que cabe ao consumidor se atentar que há uma diferenciação nas marcas, que pode afetar significativamente os preços, ficando assim a critério do próprio consumidor a escolha da marca desejada. Verifique a planilha em anexo com as informações detalhadas de todas as marcas analisadas na pesquisa.

Com base nos valores pesquisados, foi feito então um levantamento dos preços mais baixos (em azul), mais altos (em vermelho) e a média de variação entre eles. Valores estes que podem ser conferidos na planilha em anexo dos produtos analisados na pesquisa.

Foi constatado assim que alguns dos produtos, dependendo da marca e qualidade do estabelecimento, variaram de forma considerável, chegando até mesmo a um total de 875% de variação percentual entre o menor e maior preço de um mesmo produto. Valores que comprovam a eficácia e relevância de pesquisar e analisar os preços do mercado antes de ir as compras escolares.

Mais informações podem ser solicitadas no PROCON de Balneário Camboriú, através do Disque PROCON 151, ou através do e-mail procon@balneariocamboriu.sc.gov.br

Faça o download da pesquisa no arquivo anexo, abaixo da notícia.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS