sexta, 29 de março de 2024
Geral
18/01/2019 | 12:11

BOMBINHAS TEM DUAS ÁREAS DE POSTURA DE TARTARUGAS

Duas áreas de postura de ovos da espécie de tartaruga Caretta caretta, também conhecida como Cabeçuda ou Mestiça, foram isoladas na praia de Canto Grande no final da tarde desta quarta-feira, dia 16 pela equipe da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas - FAMAB. Em cada ponto, cerca de 120 ovos estão sendo protegidos e o tempo estimado para a eclosão é de 50 a 60 dias.

Os biólogos do Projeto Tamar e voluntários do Projeto Tartabinhas estiveram no local para acompanhar os procedimentos de isolamento, sinalização e monitoramento da área.  A FAMAB pede que a comunidade e os turistas respeitem a sinalização e não tentem encontrar os ninhos. No Brasil, as áreas prioritárias de desova estão localizadas no Espírito Santo, Bahia, Sergipe e litoral norte do RJ. “Isso mostra o equilíbrio ecológico de Bombinhas, e que estamos no caminho certo quando focamos na preservação da natureza exuberante que encontramos aqui”, disse o Presidente da Famab, Flávio Martins.

Tartaruga

A espécie de tartaruga Caretta caretta, é considerada ameaçada no Brasil. Sua distribuição ocorre nos mares tropicais e subtropicais de todo mundo e também em águas temperadas. Os filhotes e juvenis vivem em alto-mar; os adultos em áreas de alimentação situadas a profundidades entre 25 e 50m. Uma tartaruga adulta atinge até 136 cm de comprimento curvilíneo de carapaça e pesa em média até 140 kg. Sua carapaça óssea, com cinco pares de placas laterais (o que a diferencia das demais espécies), é de coloração marrom-amarelado. Possui uma cabeça grande e uma mandíbula extremamente forte, com dois pares de placas pré-frontais e três pares de placas pós-orbitais. As tartaruras Cabeçudas ou Mestiças são carnívoras, alimentam-se de caranguejos, moluscos, mexilhões e outros invertebrados triturados com ajuda dos músculos poderosos da mandíbula.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS