sexta, 19 de abril de 2024
Geral
17/01/2019 | 10:36

Secretaria Municipal de Saúde oferece atendimento especializado para pacientes com sintomas de Hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde vai oferecer atendimento personalizado para pacientes que apresentarem sintomas da Hanseníase, doença alvo da campanha janeiro roxo. No dia 28 de janeiro, a Vigilância Epidemiológica e a Atenção Básica vão realizar atendimento especializado na Unidade Básica de Saúde do Centro. No dia 29 a campanha acontece na UBS Itajuba e no dia 1 de fevereiro na UBS São Cristóvão.

         A Hanseníase, popularmente conhecida como lepra, é uma doença transmitida pelas vias aéreas superiores que atinge principalmente a pele e os nervos. Os principais sintomas são uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato; caroços e inchaços no corpo, em alguns casos avermelhados e doloridos; dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo de nervos dos braços, mãos, pernas e pés; áreas da pele com diminuição dos pelos e do suor e engrossamento do nervo que passa no cotovelo, levando à perda da sensibilidade.

         A Hanseníase tem cura e pode ser tratada com antibióticos. Dependendo da classificação da doença, o tratamento pode durar de 6 a 18 meses. Pessoas que apresentarem sintomas da doença devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Assessoria de Imprensa PMBV


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS